A associação de futebol do Paraguai está analisando o pedido feito pelo Grêmio, que envolve a liberação do volante Villasanti dos amistosos do Paraguai na próxima data Fifa. A entidade promete uma resposta nos próximos dias. A ideia do Tricolor é contar com seu volante titular nos jogos contra Huachipato, dia 4 de junho, e Estudiantes, dia 8, pela Libertadores. A tendência é de que o jogador se apresente somente para as treinos de preparação para a Copa América.
— O Grêmio fez um pedido, sim. Entendemos a situação. Sabemos que é uma situação catastrófica em Porto Alegre e que impossibilitou que o Grêmio pudesse jogar pelas competições nacionais e internacionais. Mas temos outros temas que estamos tratando. Temos que resolver as questões de visto. Não temos muito tempo, mas vamos tomar uma decisão nos próximos dias. Será uma decisão do corpo técnico — explicou o diretor de seleções, Justo Villar, em entrevista coletiva de apresentação da nova camisa da seleção paraguaia.
O Paraguai tem dois amistosos marcados: contra Peru, no dia dia 7, e Chile, dia 11. Caso não seja liberado, Villasanti será desfalque nos últimos três jogos do Grêmio na fase de grupos da libertadores. Na partida da próxima quarta-feira (29), contra o The Strongest, o volante vai cumprir suspensão.
A lista de convocados para os amistosos da seleção paraguaia será divulgada pelo técnico Daniel Garnero na próxima sexta-feira (31). A expectativa é de que Villasanti não seja convocado para estes jogos, mas que se apresente no dia 12 de junho para o início da preparação visando à disputa da Copa América.