Uma investigação transformada em vídeo e publicada no X (antigo Twitter) pelo jornalista Andrey Raychtock levantou uma discussão curiosa que está repercutindo nas redes sociais: o técnico Vagner Mancini edita a página sobre ele próprio na Wikipedia?
Através de registros da enciclopédia virtual, o jornalista encontrou um pedido de edição com a seguinte nota: "Comecei a carreira no Paulista de Jundiaí, JAMAIS dirigi o Sãocarlense, do qual fui atleta em 1999". O fato do texto estar em primeira pessoa indicou que realmente foi Mancini quem solicitou a correção.
Para desvendar este mistério, GZH entrou em contato com o ex-jogador e técnico do Grêmio, que confirmou a história.
— Eu tentei editar duas vezes, pois ali consta que comecei a minha carreira como treinador em 1999, no Grêmio Sãocarlense, mas isso é mentira. Eu iniciei em 2004, como treinador do Paulista de Jundiaí — disse Vagner Mancini.
De fato o treinador solicitou uma correção à Wikipedia, mas não foi atendido. Na página sobre ele, ainda consta que o atual comandante do Ceará iniciou a carreira de técnico no Sãocarlense, embora Mancini afirme que foi no Paulista, cinco anos depois.
— Mandei meus documentos para a Wikipédia, me identifiquei, pedi a autorização e foi concedida, mas não foi formalizada — destacou o treinador.
As suspeitas de Andrey Raychtock começaram entre 2015 e 2016, quando ele atuava no canal Esporte Interativo, quando entrou na Wikipedia de Vagner Mancini para colher informações de uma pauta. Tempos depois, aprofundou a investigação e teve a confirmação.
— Eu trabalhava no Esporte Interativo entre 2015 e 2016. Entrei na Wikipedia dele pra fazer alguma coisa. Não lembro exatamente por que, mas lembro que guardei essa impressão de que ele tinha editado. Aí fui atrás de novo e encontrei isso. Acabou que era melhor do que eu tinha imaginado — explicou o jornalista.
Veja o vídeo que repercutiu: