O Grêmio anunciou a lista de relacionados para a estreia na Libertadores diante do The Strongest nesta terça-feira (2), às 21h, em La Paz, sem a presença dos titulares. Será a quarta vez na temporada que o técnico Renato Portaluppi iniciará uma partida abrindo mão de ter força máxima. GZH lembra como foram os outros jogos da equipe gremista sem os titulares.
A primeira vez que Renato Portaluppi optou por preservações nesta temporada foi na terceira rodada do Gauchão. Após usar força máxima diante de Caxias e São José, o treinador escalou um time misto diante do Brasil de Pelotas, no Bento Freitas. Além de Geromel, jogador no qual o Renato já havia avisado que atuaria apenas na Arena, ficaram fora do 11 inicial Walter Kannemann, Cristaldo, Soteldo e Galdino, que vinham sendo titulares.
O primeiro tempo terminou sem gols no Bento Freitas. No intervalo, Renato promoveu as entradas dos titulares Soteldo e Cristaldo nos lugares de Pepê e Nathan Fernandes. Mas quem decidiu a partida foi um reserva. André Henrique, que ingressou no lugar de Besozzi, anotou o gol que garantiu os três pontos para o Tricolor.
Empate sem Renato
A outra partida que o Grêmio não contou com time principal no Gauchão foi na oitava rodada. Diante do Ypiranga, porém, até o técnico Renato Portaluppi foi ausência. O auxiliar Alexandre Mendes foi o responsável por comandar a equipe no empate por 0 a 0 que marcou a primeira vez que o garoto Gustavo Nunes iniciou um jogo no elenco profissional.
Com boa atuação no Colosso da Lagoa, o jovem se credenciou a entrar no time titular na rodada seguinte e não saiu mais dos 11 preferenciais de Renato.
Derrota na Recopa
Assim como contra o Ypiranga, em Erechim, Renato optou por não viajar a Ijuí para a decisão da Recopa Gaúcha diante do São Luiz. Novamente com Alexandre Mendes no comando, o Tricolor atuou com uma equipe toda reserva. Dessa vez, o resultado foi negativo. Com derrota de 2 a 0, o Grêmio perdeu a chance de conquistar o penta da competição.
Os jogos do Grêmio sem força máxima na temporada
- Brasil-Pel 0 x 1 Grêmio (Gauchão)
- Ypiranga 0 x 0 Grêmio (Gauchão)
- São Luiz 2 x 0 Grêmio (Recopa Gaúcha)