A viagem a La Plata será com a confiança em alta no Grêmio. Duas vitórias em sequência no Brasileirão, sem gols sofridos, embalam o clube na busca por uma classificação difícil na Libertadores. No sábado (20), dentro da Arena, o Tricolor bateu o Cuiabá por 1 a 0, com um gol de Cristaldo, e somou a segunda vitória no Brasileirão em três rodadas. Um resultado que melhora a situação na tabela do Campeonato Brasileiro, mas que também recupera a imagem de alguns jogadores que poderão ser opções para o jogo de terça-feira na Argentina, contra o Estudiantes.
Essa foi a leitura do que aconteceu durante a última semana no Grêmio, segundo a avaliação de Renato Portaluppi. Depois das cobranças e críticas pelas derrotas para Huachipato e Vasco, o Tricolor recuperou a confiança do grupo.
— Contra o Athletico, que era uma carninha de pescoço, jogamos bem e ganhamos. Era importante aquela vitória, assim como a de hoje (sábado), para dar confiança. Não que isso vá favorecer ou facilitar, mas é sempre bom jogar vindo de duas vitórias. Temos uma decisão e vamos entrar confiantes, porque as duas vitórias deram confiança para o grupo, jogadores que foram vaiados, hoje foram aplaudidos — disse Renato.
Uma retomada no Brasileirão que passa, inicialmente, pela evolução na parte defensiva. Renato explicou que o tema foi alvo de uma série de conversas com o time. E após ajustes feitos após as sessões de vídeo com os jogadores no CT Luiz Carvalho, o resultado apareceu no Brasileirão, com os dois jogos sem gols sofridos.
—Temos evitado dar espaço. Estávamos muito longe um dos outros. Diminuímos isso. Não deixamos o adversário pensar. E nisso, muitas vezes, o zagueiro ficava vendido. Todos voltaram a correr. Estamos sempre com o time de sangue novo — avaliou.
Mais do que a pontuação no Brasileirão, o resultado de sábado recuperou junto ao torcedor a imagem de três jogadores que poderão ser importantes em La Plata. J.P Galvão, Du Queiroz e Marchesín deixaram o gramado aplaudidos pelo torcedor pelo desempenho contra o Cuiabá. O centroavante reconheceu o momento melhor em sua entrevista na saída de campo.
— Importante vencer, não tomar gols ainda mais importante. O torcedor é a alma do jogo. Quando as coisas vão bem, você é aplaudido — disse.
Marchesín, que ganhou a concorrência de Rafael Cabral no fim da semana passada, fez boas defesas contra o Cuiabá e exaltou a fase recente da equipe:
— Estou contente pelo resultado e pelo trabalho da equipe. Temos que seguir com essa mentalidade — analisou o goleiro, que ainda projetou o confronto desta terça em sua rápida entrevista na saída de campo:
— A Libertadores é um jogo à parte. Sabemos que é importante ganhar, mas essa mentalidade de defender a camisa do Grêmio é o que precisamos. Será um jogo contra uma equipe que luta muito, aposta no jogo direito. Será um grande rival.
Para a viagem a La Plata, o Grêmio depende do departamento médico para escalar o time que enfrentará o Estudiantes. Renato afirmou que ainda espera para saber as condições de Pepê e Diego Costa. A dupla está em recuperação de problemas físicos.
Ambos devem viajar com a delegação para a Argentina, mas a tendência é de que apenas o centroavante esteja em condições de enfrentar o Estudiantes.