A busca do Grêmio por um novo centroavante segue como prioridade total. A expectativa de novidades na última segunda-feira (22), no entanto, não se confirmou. Renato Portaluppi afirmou após a derrota para o Caxias, no Estádio Centenário, que a segunda poderia ter alguma resposta sobre as investidas feitas nos últimos dias pela direção, mas nada se confirmou publicamente. Uma série de nomes estava em análise, mas o escolhido para suceder Luis Suárez ainda não foi contratado.
Em relação aos nomes, alguns apareceram na imprensa desde a derrota na Serra, no sábado (20). Um dos cotados, e que tem boa relação com Renato, é Rodrigo Muniz. O jogador conviveu com o técnico no Flamengo, mas o Fulham resistiu a iniciar qualquer negociação com o Grêmio. O Tricolor tentou o centroavante de 22 anos, que fez um gol em 14 jogos pelo clube inglês nesta temporada.
No ano passado, em julho, o clube também foi atrás do atacante e acabou tendo as investidas rejeitadas.
— A gente espera que esse jogador (centroavante) chegue essa semana. Quanto antes os reforços chegarem, poderemos preparar melhor a equipe. É final de janeiro e daqui a pouco estamos no meio do vulcão. Ficamos de ter algumas respostas na segunda-feira e esperamos que tenha resposta positiva e que possamos anunciar um ou dois nomes até terça ou quarta-feira – disse Renato, em entrevista no vestiário visitante do Estádio Centenário.
Um dos outros jogadores buscados foi Kaio Jorge, ex-Santos, que completa 22 anos na quarta-feira (24). Outros clubes que procuraram o jogador nesta janela de transferências receberam a sinalização da Juventus, dona dos direitos do atacante, de que o centroavante poderia ser negociado caso ele não estivesse sendo aproveitado pelo Frosinone. No domingo, ele ficou em campo por 30 minutos e marcou um dos gols da vitória por 3 a 1 sobre o Cagliari. O Frosinone fez quatro partidas em 2024, e Kaio participou de três delas. Incluindo uma como titular.
A busca por brasileiros sinaliza uma ampliação da relação de jogadores consultados. Inicialmente, a direção trabalhava com a ideia de contratação de um estrangeiro.
Na reapresentação do Grêmio, em 9 de janeiro, o vice de futebol Antonio Brum projetava que a direção faria um investimento maior para garantir um centroavante de renome. Mas após a negativa de Funes Mori, e também sem Aboubakar aceitar uma vinda para o Brasil neste momento, a busca segue.
— Temos alguns alvos e estamos conversando com todos. Dentro do que é possível, gostaríamos de anunciar o quanto antes. Tem grandes chances de ser um jogador estrangeiro. Mas a gente não pode dar um prazo. Não queremos contratar qualquer centroavante. Estamos trabalhando 24 horas por isso. Acordamos de madrugada pelo fuso, pois queremos trazer alguém para reforçar o time. Depende de vários fatores — disse o dirigente.
Segundo fontes consultadas por ZH, a ideia da direção é de confirmar a chegada de três reforços com nível de titularidade nos próximos dias. O planejamento é trazer um lateral-esquerdo para disputar a posição com Reinaldo. Os nomes de Marlon, do Cruzeiro, e Felipe Jonatan, do Santos, foram consultados nas últimas semanas. Outra posição tratada como prioridade é um nome para o ataque, que possa jogar no lado direito e ter versatilidade para outra posições do setor. Esse jogador também deve vir do futebol brasileiro.
Até o momento, o Grêmio anunciou as contratações de Soteldo, Dodi e Marchesín. André Henrique, que teve a situação contratual resolvida, deve disputar a posição de titular do ataque com João Pedro Galvão para as próximas rodadas do Gauchão.