Ainda não é oficial, mas a divulgação da atualização do ranking da Conmebol, nesta segunda-feira (18), aponta o Grêmio como um dos cabeças de chave da próxima edição do torneio. GZH mostra quais clubes o Tricolor poderá encarar na fase de grupos do torneio continental.
Pelos critérios da Conmebol, o Grêmio, como cabeça de chave, só poderá ter no seu grupo um brasileiro que venha da pré-Libertadores, casos de Botafogo e Bragantino. Assim, além dos também cabeças de chave Fluminense, Palmeiras, Flamengo e São Paulo, o Tricolor não poderá enfrentar o Atlético-MG, que deverá estar no pote 2.
No pote 2 do torneio, surgem como possíveis adversários o tetracampeão Estudiantes, da Argentina. Além disso, estão no grupo dois times que mandam jogos na altitude, o Independiente del Valle, de Quito, e o Bolívar, de La Paz.
No pote 3, o último com os oito integrantes definidos, estão duas equipes que eliminaram o Grêmio de edições recentes da Libertadores, o San Lorenzo, algoz gremista em 2014, e o Rosario Central, que eliminou o Tricolor em 2016.
O último pote do torneio tem apenas quatro times definidos: Caracas-VEN, Liverpool-URU, Huachipato-CHI e Cobresal-CHI. As outras quatro equipes virão da fase preliminar, que terá o sorteio dos confrontos nesta terça-feira (19).
A fase de grupos da Libertadores irá começar na primeira semana de abril. O sorteio que definirá as chaves vai acontecer apenas em março.
Os prováveis potes do sorteio da Libertadores
Pote 1
- Fluminense
- Palmeiras
- River Plate
- Flamengo
- Grêmio
- Peñarol
- São Paulo
- LDU de Quito
Pote 2
- Atlético-MG
- Independiente del Valle
- Libertad
- Cerro Porteño
- Estudiantes
- Barcelona
- Bolívar
- Junior Barranquilla
Pote 3
- San Lorenzo
- The Strongest
- Universitario
- Deportivo Táchira
- Rosario Central
- Alianza Lima
- Millonarios
- Talleres
Pote 4
- Caracas
- Liverpool
- Huachipato
- Cobresal
- Venc. Fase 3
- Venc. Fase 3
- Venc. Fase 3
- Venc. Fase 3