O sonho de um título do Brasileirão nunca esteve tão vivo para o Grêmio neste ano. Nesta quinta-feira (9), às 20h, o Tricolor tem a chance de empatar em pontos com o Botafogo. A partida, válida pela 33ª rodada, será disputada em São Januário e oferece a possibilidade que o clube tanto esperava para entrar de vez na briga pelas primeiras posições — o time iniciou a rodada em quarto, com 56 pontos.
De olho na tabela, o Grêmio mira a chance que desperdiçou em 2008. Como acontece atualmente com o Botafogo, o Tricolor patinou após um primeiro turno de excelência. Acabou ultrapassado pelo São Paulo. Em 2013, apesar de também terminar em segundo lugar, não conseguiu acompanhar o ritmo do Cruzeiro em nenhum momento. Renato afirmou que o título brasileiro é seu grande objetivo no clube. E prometeu empenho para conquistar a taça.
— Enquanto houver chances, temos sim (possibilidade de título). É difícil. Primeiro, temos de fazer a nossa parte. Vamos continuar trabalhando — assegurou.
O Grêmio terá dois desfalques importantes para a partida. Geromel e Pepê, lesionados, não serão opções para o jogo. Caso Renato opte pela manutenção do esquema com três zagueiros, a tendência é de que Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann formem o setor. João Pedro e Fabio são as opções para a ala direita. Reinaldo é o titular do lado esquerdo. Carballo e Villasanti serão a dupla de volantes, com Cristaldo mais adiantado. No ataque, a disputa é entre João Pedro Galvão e Galdino. Suárez será o centroavante.
No meio de uma sequência de três derrotas consecutivas, o Botafogo teve protestos na manhã da última quarta-feira (8) na frente do seu CT no Rio de Janeiro. O técnico Lúcio Flávio balança no cargo, mas a direção do clube decidiu pela sua manutenção para a partida de hoje. Sem Tiquinho Soares, suspenso, Diego Costa será o comandante do ataque alvinegro. Adryelson, Cuesta e Marlon Freitas retornam ao time após cumprirem suspensão contra o Vasco.
As duas torcidas cumpriram sua parte para dar cara de decisão ao jogo de hoje. Os ingressos para os botafoguenses se esgotaram ainda na terça-feira. Os gremistas terminaram com a reserva de 1,1 mil lugares em São Januário durante a quarta-feira.