O atacante Nathan Fernandes está cotado para a ser novidade no Grêmio contra o Goiás, nesta quinta (30), às 19h. O atleta de 18 anos foi elogiado pelo técnico Renato Portaluppi após a derrota para o Atlético-MG, no domingo (26) e deve ser beneficiado pela volta de Villasanti e Pepê, que demandarão ajuste tático no ataque, com escalação de mais um atacante de área.
Após o desempenho contra os mineiros, Nathan Fernandes já entrou no grupo dos maiores dribladores do elenco, ao lado de Suárez, Ferreira, Reinaldo e Galdino, ainda que tenha bem menos minutos em campo no somatório da temporada. Diante disso, Renato já fala abertamente na possibilidade de alçá-lo ao time titular.
— Tenho lapidado o Nathan, e ele tem melhorado bastante. Temos que corrigi-lo mais no sentido de ele voltar para marcar o adversário. Mas levo bastante fé nesse jogador, inclusive para o futuro do clube. Ele tem recebido oportunidades e, daqui a pouco, começa uma partida — disse o treinador após a derrota em Belo Horizonte.
A dificuldade na recomposição, citada pelo treinador, dificulta que o garoto seja o escolhido para atuar como ponta, onde na maioria das vezes é preterido por Galdino e Lucas Besozzi. Contudo, contra o Goiás, existe a forte possibilidade de o treinador promover ajuste tático, usando dois atacantes de área e aumentando as chances de o jovem ganhar uma vaga ao lado de Luis Suárez.
Com as voltas de Villasanti, que cumpriu suspensão, e de Pepê, recuperado de lesão, Renato deve escalar os dois volantes ao lado de Carballo e Cristaldo, formando um quarteto no meio-campo. Neste cenário, o treinador escalaria uma dupla de ataque e precisaria definir um segundo atacante de área para jogar ao lado de Luis Suárez.
E é aí que entram as grandes chances de Nathan Fernandes. Na base, o garoto viveu seus melhores momentos atuando justamente mais perto da área, sem maiores compromissos com a marcação.
Nesta função, o garoto leva vantagem sobre Ferreira, Galdino e Lucas Besozzi, que atuam preferencialmente nas pontas. Desta forma, os maiores concorrentes do jovem passam a ser João Pedro Galvão e André Henrique, que não vêm sendo utilizados com frequência.
Hoje, a maior possibilidade de Nathan Fernandes seguir fora do time seria se Pepê ainda não estiver liberado para começar a partida. Neste cenário, a tendência seria pela utilização de um esquema com três atacantes, com dois pontas e um centroavante. Desta forma, Galdino, Lucas Besozzi e Ferreira largariam em vantagem sobre o garoto.
O provável time tricolor tem: Gabriel Grando; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Felipe Carballo, Pepê (Galdino) e Cristaldo; Nathan Fernandes (Lucas Besozzi) e Luís Suárez. Grêmio e Goiás enfrentam-se nesta quinta (30), às 19h, na Arena.