Ídolo do Grêmio, Luan tem contrato se encerrando com o clube em dezembro e terá sua permanência analisada somente após o Brasileirão. Segundo apurou GZH, o atual vínculo não tem cláusula de renovação automática. Para o atleta seguir no Tricolor em 2024, o rendimento em partidas e treinamentos será determinante.
Nas tratativas para rescisão com o Corinthians em julho, o staff de Luan avaliou vários cenários, que foram alterados no curso das negociações. Desde receber no Grêmio um salário mais elevado, ter contrato de duração maior e eventuais gatilhos para renovação. Na última hora, pela chance de a transferência cair, o próprio jogador fez pressão para retornar a Porto Alegre com valores inferiores e vínculo até o final da temporada.
Assim, Luan seguirá no Grêmio somente caso a avaliação da comissão técnica e da direção seja positiva sobre seu desempenho em campo. Assim, o clube realizaria uma nova conversa com o estafe do atleta para a renovação em função da ausência de cláusulas automáticas.
O meia-atacante participou apenas de cinco jogos desde o seu retorno, mas sem começar como titular. Atuou diante do Fluminense, Cruzeiro, Cuiabá, Corinthians e Athletico-PR. Ele ficou no banco, sem ser utilizado, em outras cinco vezes.
No total, ele atuou por 45 minutos e não teve nenhum gol ou assistência no período. Sendo assim, a decisão sobre a permanência de Luan ficará para dezembro.