O Grêmio encerrou, na manhã deste sábado (7) e com portões fechados, a preparação para o clássico Gre-Nal 440. O técnico Renato Portaluppi tentará manter o mistério sobre a escalação até uma hora antes da partida no Beira-Rio. A principal dúvida é sobre o aproveitamento de João Pedro Galvão, que sentiu um desconforto na virilha no empate contra o Fortaleza. No meio, o paraguaio Villasanti deve retornar no lugar de Nathan.
— Nós aproveitamos bastante a semana cheia. Foi importante. Pudemos treinar todos os aspectos: físicos, técnicos, táticos e bola parada. Até porque, na última semana, contra o Fortaleza, não foi possível treinar porque o campo estava alagado e tivemos de fazer dois treinamentos na sala de musculação. Nesta semana, o tempo ajudou, mas quanto aos jogadores, vai ficar a dúvida se eles treinaram, se vão concentrar e se vão para o jogo ou não. Só na hora vocês vão saber — disse o treinador em entrevista coletiva na sexta-feira.
Se JP Galvão for vetado pelo departamento médico, Ferreira deve ser o seu substituto. O camisa 10 não faz uma boa temporada e tem 28 jogos, quatro gols marcados e três assistências. No entanto, o jogador passou um período no departamento médico e só atuou 10 vezes como titular.
Em Gre-Nal, Ferreira tem boa experiência. O jogador, que completará 26 anos em dezembro, já disputou o maior clássico gaúcho em oito oportunidades. A estreia foi em janeiro de 2021, em jogo válido pelo Brasileirão do ano anterior, no Beira-Rio, quando o Inter venceu por 2 a 1, de virada. O retrospecto aponta três vitórias, três derrotas e dois empates, com um gol marcado no segundo jogo da final do Gauchão de 2021, na Arena.