O Grêmio foi derrotado pelo Cruzeiro na decisão da Copa do Brasil Sub-20. Na manhã deste domingo, no Mineirão, a equipe mineira fez 2 a 0 com dois gols de Luis Fernando e confirmou a conquista inédita do título.
Segundo informações do SporTV, a partida quebrou o recorde de público em jogos das categorias de base no Brasil. Foram 14.143 torcedores acompanhando no estádio em Belo Horizonte. O Tricolor encerra o ano na categoria com o título do Gauchão. O próximo compromisso da equipe será a disputa da Copa São Paulo, em janeiro de 2024.
O primeiro tempo
O Grêmio começou o jogo com algumas mudanças em relação ao time das últimas rodadas. Com mais de 10 desfalques, entre lesões, suspensões e jogadores convocados pelo time profissional e para a seleção sub-20, o técnico Airton Fagundes precisou alterar sua escalação.
O zagueiro Viery foi improvisado na lateral-esquerda, Wesley Costa e Cuiabano estão com o grupo principal. Na vaga de Gustavo, suspenso, o lateral José Guilherme atuou como ponta pelo lado esquerdo. Kaick ficou com a vaga do volante Araújo, que também foi chamado por Renato Portaluppi para compor a equipe profissional em Porto Alegre.
Logo aos três minutos, Cássio teve trabalho no gol do Grêmio. Robert invadiu a área e chutou cruzado. O goleiro gremista fez a defesa. Aos 17, em outra chegada perigosa do Cruzeiro pelo lado esquerdo, Robert finalizou e João Lima se atirou na bola para fazer a interceptação. Mais posicionado no campo de defesa, e especulando em lançamentos
A única finalização do Grêmio na primeira etapa aconteceu com Viery, após cobrança de escanteio. O zagueiro cabeceou com perigo por cima do gol do Cruzeiro, aos 25 minutos.
Aos 44, Robert fez outra boa jogada individual. O atacante do Cruzeiro entrou na área gremista e bateu firme, Cássio conseguiu tocar com a ponta dos dedos na bola e evitou o gol dos mineiros. A bola ainda bateu na trave antes de sair.
O segundo tempo
Os dois times voltaram do intervalo e o ritmo da partida caiu por alguns instantes. Aos 21, o Grêmio teve boa oportunidade de marcar. Após cobrança de lateral de Viery, a bola sobrou para Kaick. O volante acertou Ruan Santos e Igor Serrote foi derrubado no rebote. Os jogadores gremistas pediram pênalti, mas o árbitro marcou apenas o escanteio.
O técnico Airton Fagundes apostou em colocar jogadores de velocidade. Alysson e Leandro entraram no time nos lugares de Cheron e Rubens, mas quem abriu o placar foi o Cruzeiro.
Luis Fernando recebeu a bola no lado direito da defesa do Grêmio. Um desvio forçou Cássio a fazer um ajuste na tentativa de defesa e o goleiro gremista acabou dando rebote. O atacante do Cruzeiro conseguiu pegar a bola e chutou para abrir o placar, aos 25 minutos de partida.
Quando o Grêmio se abriu para tentar buscar o empate, o Cruzeiro marcou o seu segundo gol. João Pedro ganhou de Viery na velocidade e cruzou para a entrada da área. Luis Fernando recebeu a bola, ajeitou o corpo e acertou um chute indefensável para Cássio aos 30 minutos.
Airton Fagundes partiu para uma versão ainda mais ofensiva da escalação. O técnico sacou o zagueiro João Lima e colocou o centroavante Jardiel. Aos 36, após rebote em cobrança de falta, José Guilherme quase descontou. O lance acabou invalidado após checagem do VAR.
Nos minutos finais, o Grêmio fez outras duas mudanças. Entraram Cristiano e Adriel nos lugares de Igor e Caio Araújo. Mas sem conseguir reverter a vantagem do Cruzeiro.