O final de semana reserva uma decisão de campeonato para o Grêmio. Na manhã de domingo (15), o time sub-20 jogará contra o Cruzeiro pelo titulo da Copa do Brasil da categoria. Além da atenção de Renato pela partida, a lista de relacionados do time da base expõe um problema do treinador do time principal. O Departamento Médico também é um ponto de atenção do clube para a próxima semana, que será decisiva.
O técnico do Grêmio retomou as atividades com uma missão: a montagem de um time competitivo. Com poucas opções, Renato precisará ser criativo para vencer o difícil Athlético na Arena.
Villasanti, Carballo, João Pedro Galvão, Cuiabano e Rodrigo Ely dependem do aval do Departamento Médico para poderem atuar, o que dificulta muito uma projeção. Com isso, ganhou força a ideia de que atletas do time sub-20 possam ser possibilidades para Renato. Araújo, volante; e Wesley, lateral-esquerdo, sequer viajaram para a decisão do sub-20, e viraram figuras importantes nas atividades de preparação para a equipe tricolor que pega o Athlético na quarta-feira.
Renato ainda tem três dias para definir as suas preferências, mas é importante se dizer que são muitas as possibilidades. Pode-se afirmar, com certeza, que a surpresa será um dos trunfos do Grêmio no difícil confronto. Quando se depende do DM e dos jovens, tudo fica indefinido e, às vezes, no futebol, isso é virtude.
O Grêmio vai se reinventar mais uma vez. A busca por uma solução definitiva ficou no passado. O futebol do clube em 2023 se notabilizou por invenções e criatividade e, mais uma vez, essa é a tendência.