O Grêmio irá receber o Athletico-PR nesta quarta-feira (18), a partir das 19h, na Arena, na retomada do Campeonato Brasileiro. Assim como o Tricolor, o adversário também sofre com a data Fifa, mas tem na volta de seu capitão Thiago Heleno o reforço em relação ao empate com o Bragantino, na rodada anterior.
Enquanto Renato Portaluppi deve formar o Grêmio com três zagueiros em razão da carência de meio-campistas, o Athletico-PR também vem jogando dessa forma, mas por opção do técnico Wesley Carvalho. Thiago Heleno deverá formar o trio de zagueiros com Cacá e o ex-colorado Kaíque Rocha.
A grande baixa do Athletico-PR se dá pela ausência de seu goleador. Autor de 20 gols em 42 jogos no ano, Vitor Roque rompeu dois ligamentos do tornozelo direito na vitória sobre o Inter, em 21 de setembro, e não tem a garantia de que voltará a jogar em 2023. Pablo tem sido o comandante do ataque na ausência do titular.
Reforços e problema na data Fifa
O Athletico-PR teve três jogadores convocados na data Fifa. O uruguaio Agustín Canobbio deve enfrentar o Brasil nesta terça-feira, pelas Eliminatórias, e tem remotas chances de ser relacionado para enfrentar o Tricolor.
Por outro lado, o Furacão conta com reforços argentinos. O lateral-esquerdo Lucas Esquivel e o meia Bruno Zapelli foram chamados pela atual seleção campeã do mundo, mas não foram utilizados por Lionel Scaloni. Eles participaram de amistosos do time sub-23 contra a Venezuela e foram liberados para voltar a Curitiba no começo da semana. Os dois devem ser titulares na Arena.
Adversário direto
Embora esteja em oitavo lugar, o Athletico-PR tem apenas três pontos a menos que o Grêmio, atual terceiro. Se vencer o jogo na Arena, o Furacão chegará aos mesmos 44 do Tricolor, mas seguirá atrás pelo número de vitórias.
Na briga por vaga na Libertadores, o Athletico-PR tem como meta melhorar seu desempenho como visitante. Os paranaenses têm apenas a nona melhor campanha fora de casa, com um aproveitamento de 33,%. Foram apenas três vitórias em 12 jogos.
Provável escalação do Athletico para encarar o Grêmio: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Kaíque Rocha; Cuello, Erick, Fernandinho, Vitor Bueno, Zapelli e Esquivel; Pablo.