O Grêmio encerrou a preparação para enfrentar o América-MG com o retorno de Luis Suárez, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Flamengo. O uruguaio é a principal peça que o técnico Renato Portaluppi ganha para o jogo em Minas Gerais, ao passo que o treinador não poderá contar com Kannemann, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
A ausência do argentino motiva a primeira dúvida em torno da escalação, que foi trabalhada em treino com portões fechados na manhã desta sexta-feira (27). Sem Kannemann, Renato pode manter o esquema com três zagueiros, escolhendo Bruno Uvini como substituto, ou desfazer o trio e incluir um jogador de meio-campo, como Cristaldo.
Além destas mudanças naturais, as duas vagas pelos lados do sistema ofensivo estão em aberto. Pelo lado esquerdo, Ferreira, que marcou diante do Flamengo, pode tomar a posição de Lucas Besozzi. Já do lado direito, Galdino, João Pedro Galvão e Nathan Fernandes disputam uma vaga.
Por fim, o técnico gremista pode ter reforços para o grupo de atletas, ainda dependendo de avaliações físicas. O volante Carballo, recuperado de dores no púbis, e o lateral-esquerdo Cuiabano, que voltou após uma lesão muscular na coxa direita, treinam normalmente desde quinta-feira (26) e podem ser novidades. Ainda assim, a tendência é de que eles não viajem com o grupo devido ao tempo curto desde que voltaram às atividades sem limitações.
O Grêmio embarca para Belo Horizonte às 15h30min, em voo fretado. A partida está marcada para as 19h de sábado (28), no Independência.
O provável time do Grêmio para enfrentar o América-MG tem Gabriel Grando; João Pedro, Geromel, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Galdino (João Pedro Galvão), Cristaldo (Bruno Uvini) e Ferreira (Besozzi ou Nathan Fernandes); Suárez.