A formação do Grêmio para encarar o Bragantino ainda é uma incógnita internamente. O técnico Renato Portaluppi encontrou um novo desenho com um tripé no meio-campo e uma dupla de ataque nas últimas partidas, desmanchando o esquema com três zagueiros, mas dois alicerces do sistema não participaram dos treinamentos nos últimos dias: Carballo e Villasanti.
A dupla, que estava à disposição de seus países nas Eliminatórias, chegou com atraso na concentração em Atibaia e não tem presença assegurada na noite desta quinta-feira (14).
A logística para ambos foi a mesma. Desceram no Aeroporto de Guarulhos e um veículo estava à espera para levá-los até o resort no município após uma hora de deslocamento. Porém, os atletas, que chegariam antes da delegação, sofreram com atrasos. O uruguaio ingressou no saguão do hotel após as 22h, enquanto o paraguaio somente depois das 23h de quarta.
Com isso, a comissão técnica resolveu focar no descanso para a dupla. Após o almoço, agendado pontualmente para o meio-dia, Carballo e Villasanti serão reavaliados. A ideia é escalá-los como titulares para conseguir os três pontos no confronto, mas em caso de qualquer sinal de desgaste, a opção será por preservá-los.
Carballo atuou apenas um tempo na derrota do Uruguai, em Quito, contra o Equador. Já Villasanti foi titular nos 90 minutos, na Venezuela, pelo Paraguai.
Possíveis substitutos
Conforme apurado por GZH, o esquema de três zagueiros não foi indicado nos últimos dias. Entre os relacionados, para os dois duelos em São Paulo, são 27 jogadores, cinco deles como opção para a zaga. Porém, Gustavo Martins é considerado híbrido por atuar também como lateral e volante. Por isso, ele é cotado para assumir a vaga de Villasanti em caso de necessidade. O esquema poderia ser alterado do 4-4-2 para o 3-5-2 naturalmente com o jovem em campo. Caso Carballo seja preservado, o favorito para ingressar, pelas características, seria o jovem Ronald.
O mistério deverá seguir até momentos antes do embate das 21h30min no Nabi Abi Chedid. A provável formação tem: Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti (Gustavo Martins), Carballo (Ronald), Pepê e Cristaldo; João Pedro Galvão e Suárez.