A lesão ligamentar de Felipe Carballo confirma a necessidade de uma troca na escalação do Grêmio para encarar o Corinthians, em jogo marcado para a próxima segunda-feira (18). Entre as alternativas em São Paulo, Renato Portaluppi analisa qual colocará em campo pela próxima rodada do Brasileirão. São cinco possibilidades cogitadas nos bastidores.
O treinamento deste sábado (16) foi fechado, sem a presença da imprensa. Os titulares focaram na recuperação física. Um trabalho em campo reduzido foi aplicado com o grupo sem indicativo sobre a substituição de Carballo. A definição deve ocorrer somente na véspera, em Atibaia, novamente com os portões fechados.
Confira quem são as opções que Renato tem à disposição para o lugar do meia uruguaio:
RONALD
A mais simples modificação para manter a estrutura com um tripé de meio-campistas na abertura do setor. O jovem é o único jogador da posição disponível na delegação após o retorno de Mila para atuar pelo time sub-20. Pesa contra a falta de experiência do volante.
GALDINO
A alternativa utilizada no segundo tempo diante do Bragantino. Apesar de ser atacante, o camisa 13 é elogiado pela competitividade. Ele também pode colaborar como ponta direita e até mesmo volante, segundo Renato Portaluppi. Galdino serviria para modificar o sistema com o andamento do confronto do 4-4-2 para um 4-3-3 ou 4-2-3-1.
NATHAN
O meia já foi usado mais recuado por Fernando Diniz, no Fluminense, em 2022. No Grêmio, nos treinamentos, também acabou aproveitado como meio-campista mais defensivo desde o retorno de Luan. Porém, Nathan não foi utilizado no último jogo e perdeu espaço recentemente.
FERREIRA
O ponta ingressaria a partir de uma escolha de retomada da formação com atacantes de velocidade. A ideia, que foi abandonada há algumas semanas pela comissão técnica, tem sido vista como um plano alternativo neste momento.
CUIABANO
O jovem, que se recuperou de dores musculares, viajou a Atibaia para compor a delegação após a suspensão no STJD de Reinaldo. Com o efeito suspensivo, ele ficaria no banco do dono da posição. Entretanto, Cuiabano poderia reaparecer no meio-campo para fazer uma espécie de dobradinha com o ala e manter a ideia de losango com Villasanti, Pepê e Cristaldo.