O Grêmio deu adeus à Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (16). Depois de perder por 2 a 0, na Arena, o Tricolor voltou a ser superado pelo Flamengo, desta vez por 1 a 0, no Maracanã. O lance decisivo da partida foi o toque de mão de Rodrigo Ely, dentro da área, que foi entendido como pênalti pela arbitragem após revisão no VAR.
O time de Renato Portaluppi agora volta suas atenções para o Brasileirão. No próximo domingo, enfrentará o Santos, pela 20ª rodada da competição de pontos corridos. O Grêmio é o terceiro colocado, com 33 pontos. A vantagem do líder Botafogo para a equipe gaúcha é de 14 pontos. Mesmo assim, o treinador gremista acredita na briga pelo título.
— Nosso planejamento não vai mudar em nada pela eliminação. Infelizmente perdemos a classificação hoje (quarta-feira), a infelicidade foi lá em Porto Alegre. Somos o terceiro colocado, com um turno todo pela frente. Tem muito por acontecer. Estou muito satisfeito pelo ano que meu grupo tem feito — disse Renato, que completou:
— Domingo temos mais uma decisão. Todos os jogos são decisivos no Brasileirão. Estamos apostando todas as fichas no Brasileiro, cada um tem sua opinião, o Botafogo tem vantagem, mas o segundo turno começa domingo. A gente espera brigar pelo título, se não for possível, uma vaga direta na Libertadores. Agora, só temos o Brasileiro e vamos mirar totalmente esse título. Tá longe, mas não impossível. Buscar o máximo de pontos para conseguir nosso objetivo.
Uma das apostas do Grêmio para a sequência do ano é a qualidade técnica de Luis Suárez. O uruguaio foi a principal contratação gremista para 2023, mas não marca há oito jogos. Renato o defendeu na coletiva.
— O Suárez é o quarto maior artilheiro do mundo. Errar gols todo mundo erra. Ele tá ali para fazer, sempre nos ajudou muito, com jogadas hoje também, preocupa o adversário. Daqui um pouco volta a fazer gols. O Gabigol também é um grande artilheiro. Acontece com os melhores jogadores. Ele teve oportunidades, assim como Bitello e Ferreira. Estou satisfeito com o meu grupo.