Depois de vencer um duelo direto do G-4 com o Fluminense na rodada passada, o Grêmio foi derrotado pelo Santos, domingo (20), um adversário que está na zona de rebaixamento do Brasileirão. Com 33 pontos, o Tricolor caiu do terceiro para o quinto lugar com as vitórias de Flamengo e Fluminense. Nesta segunda-feira (21), se o Athletico-PR ganhar do Goiás, cairá para sexto. E a classificação pode interferir em algo sagrado para o elenco gremista.
Em sua coletiva após mais um resultado negativo, Renato Portaluppi deixou um aviso para os jogadores de que a folga na data Fifa, entre 4 e 12 de setembro, poderá ser reduzida se o Grêmio cair na classificação do Brasileirão.
— Parada da data Fifa. Querem folga? Estejam lá em cima. Eu digo para eles que não vou para o Rio de Janeiro, mas vocês também não. Vamos trabalhar. Então, estejam lá em cima. Não pode um time brigando pelo título cometer esse tipo de erro, tem coisas que passei antes do jogo e não vou falar aqui. Tivemos outros erros na jogada (do segundo gol do Santos), mas isso é papo meu com o grupo — revelou.
Antes da parada, o Tricolor tem mais duas partidas. Primeiro, enfrenta o Cruzeiro, em casa, no próximo domingo (27), às 16h. Depois, no dia 3 de setembro, terá mais um confronto na Arena, mas contra uma das surpresas do campeonato, o Cuiabá. O time do Mato Grosso é nono, com 28 pontos.
Em agosto, o time de Renato Portaluppi somou apenas três de nove pontos disputados na competição. Incluindo jogos contra Vasco e o Santos, adversário de domingo, que estão na zona de rebaixamento.