Depois de vencer um duelo direto do G-4 com o Fluminense na rodada passada, o Grêmio foi derrotado pelo Santos, na tarde deste domingo (20), um adversário que que está na zona de rebaixamento. O técnico Renato Portaluppi admitiu na Vila Belmiro a preocupação com os pontos perdidos para equipes da parte de baixo da tabela. Para o segundo turno do Brasileirão, iniciado diante do Peixe, o treinador ressaltou que uma meta é que seu time deixe de ser “Robin Hood”.
— Temos que deixar de ser "Robin Hood", deixar de tirar dos ricos e dar para os pobres, com todo respeito. A gente ganha dos times que brigam com a gente lá em cima e tem perdido pontos para equipes que estão brigado contra o rebaixamento. O Santos tem um belo grupo, nem sei como está nessa situação. O Santos nessa situação jogando em casa conseguiu a virada com erros nossos, mas conseguiu. No segundo turno, os jogos são difíceis. O que não pode é ter a infantilidade que tivemos no lance do segundo gol. Esse mole é inadmissível para uma equipe que quer brigar lá em cima — sustentou.
A derrota para o Santos deixou o Grêmio fora do G-4 e a 15 pontos do líder Botafogo. Apesar disso, Renato Portaluppi afirmou que a cobrança no CT Luiz Carvalho ainda será por brigar pelo título brasileiro.
— Cobrados todos nós somos sempre. Qualquer presidente, vice ou treinador vai cobrar que seja campeão. Esse é o objetivo do Grêmio. Eu falava lá atrás que o Grêmio iria brigar em cima e está. Estamos dois pontos atrás do segundo colocado. É difícil brigar pelo título? É, mas não é impossível. O Grêmio está lá em cima e tem uma partida a menos. O que eu não posso admitir é esse tipo de erro de hoje (domingo). Por isso, cobrei muito deles depois do jogo e seguirei cobrando a semana toda. Um time que quer brigar por título ou, no mínimo, Libertadores, não pode cobrar esse tipo de erro. Eu não falo em Sul-Americana ou rebaixamento. Eu falo para brigar por título enquanto tiver chance. Se não der, vamos tentar a vaga na Libertadores — afirmou.
Renato ainda deixou um aviso para os jogadores de que a folga na data Fifa, no começo de setembro, poderá ser reduzida se o Grêmio cair na classificação do Brasileirão.
— Parada da data Fifa. Querem folga? Estejam lá em cima. Eu digo para eles que não vou para o Rio de Janeiro, mas vocês também não. Vamos trabalhar. Então, estejam lá em cima. Não pode um time brigando pelo título cometer esse tipo de erro, tem coisas que passei antes do jogo e não vou falar aqui. Tivemos outros erros na jogada (do segundo gol do Santos), mas isso é papo meu com o grupo — revelou.