O Grêmio pretende usar a pausa de 10 dias sem jogos para qualificar o ataque para as semifinais da Copa do Brasil. A comissão técnica planeja definir um tratamento para as dores crônicas de Luis Suárez e aprimorar o preparo físico de Ferreira, que ainda não tem condições para atuar por 90 minutos. A ideia do clube é ter a dupla perto da melhor performance nas decisões contra o Flamengo, ainda com datas indefinidas.
Sobre Luis Suárez, a única definição concreta até agora é que o uruguaio desistiu de viajar a Barcelona para consultar com médico da sua confiança, como era o seu desejo inicial. Nos próximos dias, o jogador e o clube vão definir estratégia para o tratamento das suas dores.
Além disso, o atacante deixou o gramado após a partida contra o Bahia, nesta quarta (9), com dores no quadril e será reavaliado. A pausa de 10 dias até o jogo contra o Atlético-MG é considerada um trunfo, mas não uma certeza de que o uruguaio voltará em condições plenas.
— Falei na última coletiva que o Luis (Suárez) é um caso a parte. Não dá pra cravar que vai treinar, que vai jogar. São dores, elas não avisam. Ele não vai mais viajar (para Barcelona). Deixei-o bem a vontade, mas ele preferiu não viajar. Não conversei com ele ainda. Ele botou a mão no quadril, mas eu me entendo com ele, converso diariamente. O nosso jogo é daqui a 10 dias, vamos ver como estarão as dores. Vocês não têm de me perguntar dele porque ele é uma incógnita. Esperamos que as dores sumam — disse o técnico Renato Portaluppi, logo após a classificação nos pênaltis contra os baianos.
Já Ferreira ainda depende de um aprimoramento nas suas condições físicas. Recuperado de lesão muscular, o atleta entrou nas duas partidas contra o Bahia, pela Copa do Brasil, e nos dois últimos jogos do Brasileirão, contra Bahia e Botafogo, e teve atuações elogiadas. A ideia da comissão técnica é ter o atacante em condições plenas para as decisões contra o Flamengo.
Veloz e driblador, Ferreira tem exatamente as características buscadas pela direção no mercado. Se o atacante conseguir ter uma sequencia em alta intensidade e sem lesões, será considerado pelo clube, na prática, como um reforço para o segundo semestre.