Luan não vive um bom momento no Corinthians há algum tempo. Recentemente, foi agredido por torcedores do clube paulista na madrugada da última terça-feira em um motel, na Barra Funda, em São Paulo. Sem treinar com o elenco, ele pode voltar ao Grêmio, onde se consagrou entre 2016 e 2018, quando foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores com o Tricolor e eleito o Rei da América pelo jornal uruguaio El País.
Em entrevista nesta sexta, dois dias antes de a equipe gremista enfrentar o Botafogo, líder do Brasileirão, o técnico Renato Portaluppi admitiu conversas com o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, para repatriar o ex-camisa 7 tricolor:
— Ele quer jogar, gosto dele. Fazia algumas coisas aqui que faz em São Paulo, mas rendia no campo. O treinador precisa entender de futebol e ser um grande gestor. Comigo, rendeu. Após o jogo do Bahia, conversei com o Guerra e troquei ideias de trazer o Luan de volta. Tenho trocado ideias. Deixar passar os dois jogos e ver. Ele não desaprende a jogar. Às vezes, precisa dar um carinho para ter o jogador em campo.
Recentemente, em entrevista ao podcast do Denilson Show, Luan disse que pediu a Vanderlei Luxemburgo para voltar a treinar com o elenco principal do Corinthians. Na coletiva após a derrota para o Bragantino, o treinador desconversou.
O Corinthians pagou R$ 25 milhões para comprar Luan junto ao Grêmio em dezembro de 2019. Hoje, o salário dele é de cerca de R$ 800 mil por mês. Em São Paulo, o futebol do craque da Libertadores de 2017 nunca decolou.
— Começamos essa conversa, aí se a gente bater o martelo, é com o presidente. Ver a parte financeira. Ninguém está prometendo, mas comigo ele sempre foi um grande profissional, sempre se entregou. Eu costumo falar que não gosto de trabalhar com jogador santo, gosto do fora da casinha. Você não vai mudar o jogador, ele sempre nos ajudou aqui. Estamos amadurecendo. Fico triste em ver um jogador numa situação dessa — completou Renato.
O último jogo de Luan pelo Corinthians ocorreu em fevereiro de 2022. No ano passado foi emprestado para o Santos, onde também não empolgou. O Santos pagava 20% do salário, e o Corinthians completava o valor. Atualmente, Luan treina em separado esperando o final do contrato, em dezembro de 2023.