O Grêmio está no mercado atrás de atacantes. Após viabilizar a contratação de Luis Suárez no fim de 2022, o clube buscou informações de outra estrela do futebol sul-americano. Na semana passada, o Tricolor procurou Alexis Sánchez. O chileno de 34 anos está livre no mercado após o fim de seu contrato com o Olympique de Marseille, em junho. Até o momento, Juan Iturbe foi a única contratação do clube nesta janela de transferências.
O chileno começou como atacante de lado, mas passou a jogar como centroavante nos últimos anos. Na temporada passada na França, marcou 18 gols e deu três assistências em 44 partidas. Segundo informações da imprensa italiana, seu salário quando trocou a Inter de Milão pelo Olympique foi para 3 milhões de euros por ano. Na conversão ao real, os vencimentos anuais estariam próximos a R$ 16 milhões, cerca de R$ 1,2 milhão ao mês, contando férias e 13º salário.
No início de julho, Fernando Astengo, jogador do Grêmio entre 1987 e 1989, afirmou que conversou com o presidente Alberto Guerra sobre Alexis Sánchez. O ex-jogador disse que um amigo que trabalha no clube lhe procurou para auxiliar em uma aproximação com o atacante chileno. As declarações foram dadas na Rádio Touch, em que o ex-zagueiro é comentarista. Segundo as informações apuradas por GZH, o Tricolor ainda não encaminhou oferta.
Sánchez começou a carreira na base do Cobreloa, do Chile. O destaque na equipe chamou atenção da Europa. Foi comprado pela Udinese, mas passou por Colo-Colo e River Plate por empréstimo. O atacante atuou por três temporadas na equipe italiana até ser comprado pelo Barcelona para a temporada 2011/2012. Na Espanha, marcou 46 gols em 141 jogos. Sua saída para o Arsenal, em 2014, abriu espaço para a chegada de Suárez à Catalunha.
Após ter sucesso no Arsenal, defendeu o Manchester United entre 2017 e 2019. Trocou a Inglaterra pela Itália ao assinar com a Inter de Milão. No ano passado, assinou com o Olympique de Marseille.