Classificado para a semifinal da Copa do Brasil ao eliminar o Bahia nos pênaltis, nesta quarta-feira (12), na Arena, o Grêmio encontrará o seu principal adversário na competição na próxima fase. O Flamengo é o clube que o Tricolor mais enfrentou na história da competição. O confronto já valeu título para os gaúchos e é marcado por goleadas dos dois lados.
O confronto de semifinal de 2023 será um tira-teima entre Grêmio e Flamengo. Em oito enfrentamentos até o momento, cada clube levou a melhor em quatro. O curioso é que o Tricolor venceu os quatro primeiros duelos e o Rubro-Negro acumula quatro triunfos nos últimos quatro enfrentamentos, todos eles na fase de quartas de final.
1) 1989 - Semifinal
- Flamengo 2x2 Grêmio
- Grêmio 6x1 Flamengo
A primeira edição da Copa do Brasil foi de título do Grêmio com o Flamengo sendo um dos adversários eliminados no caminho para o título. Também na semifinal, o primeiro jogo entre os dois times terminou em empate. No Olímpico, a equipe gremista de Cláudio Duarte aplicou uma histórica goleada de 6 a 1 sobre o Rubro-Negro.
2) 1993 - Semifinal
- Flamengo 4x3 Grêmio
- Grêmio 1x0 Flamengo
Outra vez na semifinal, outra vez com classificação Grêmio. Em 1993, porém, o enfrentamento foi apertado. O Flamengo venceu no Rio de Janeiro por 4 a 3 tendo um dos seus gols marcador por Renato Portaluppi, que acabou expulso. Na volta, no Olímpico, a ausência de Renato pesou para os cariocas. Gilson marcou o gol do 1 a 0 do Grêmio, que avançou para a decisão por conta do critério que valorizava os gols marcados fora de casa.
3) 1995 - semifinal
- Flamengo 2x1 Grêmio
- Grêmio 1x0 Flamengo
Se há algo para o torcedor gremista se apoiar é no bom retrospecto em semifinais contra o Flamengo. Em 1995, novamente o duelo valendo vaga na decisão deu Tricolor. O Flamengo voltou a vencer no Rio de Janeiro, dessa vez por 2 a 1, mas o filme de 1993 foi repetido. Vitória simples de 1 a 0 no Olímpico e classificação gaúcha pelo critério que dava peso maior ao gol de visitante.
4) 1997 - Final
- Grêmio 0x0 Flamengo
- Flamengo 2x2 Grêmio
Depois de três encontros em semifinais, chegou a ver de Grêmio e Flamengo se enfrentarem em uma final de Copa do Brasil. Em 1997, o Tricolor novamente superou o Rubro-Negro contando com o regulamento que valorizava o gol como visitante. Dessa vez, a ida foi no Olímpico, um jogo que terminou sem gols. No Maracnaã, diante de cerca de 100 mil flamenguistas, o Grêmio perdia por 2 a 1 até que Carlos Miguel anotou o gol que decretou o 2 a 2 e o tricampeonato tricolor diante de um Flamengo que tinha nada mais nada menos que Romário no seu ataque.
5) 1999 - Quartas de final
- Grêmio 1x2 Flamengo
- Flamengo 2x2 Grêmio
Depois do título gremista no Maracanã, finalmente o Flamengo conseguiu levar a melhor em um mata-mata de Copa do Brasil. Em 1999, o confronto foi pelas quartas de final. Os Rubro-Negros deram o cartão de visita logo na ida, no Olímpico, com um triunfo de 2 a 1. Na volta, o Tricolor, então comandado por Celso Roth, até evitou uma nova derrota, mas o empate de 2 a 2 foi insuficiente para ficar a com a vaga.
6) 2004 - Quartas de final
- Grêmio 0x1 Flamengo
- Flamengo 0x0 Grêmio
Grêmio e Flamengo demoraram cinco anos para se encontrarem novamente na Copa do Brasil. Outra vez nas quartas de final, o Rubro-Negro levou a melhor repetindo uma vitória no Olímpico na ida, por 1 a 0, gol de Zinho. Um 0 a 0 no Maracanã confirmou a classificação dos cariocas, então comandados por Abel Braga.
7) 2018 - Quartas de final
- Grêmio 1x1 Flamengo
- Flamengo 1x0 Grêmio
Embalado pelo tri da América no ano anterior, o Grêmio chegou para o confronto de quartas de final da Copa do Brasil de 2018 diante do Flamengo como favorito. Na Arena, o Tricolor foi superior, mas cedeu o empate de 1 a 1 nos minutos finais com o garoto Lincoln. O Rubro-Negro confirmou a vaga no Maracanã com um triunfo de 1 a 0, com gol de Everton Ribeiro logo no começo da partida.
8) 2021 - Quartas de final
- Grêmio 0 x 4 Flamengo
- Flamengo 2 x 0 Grêmio
Encontro em quartas de final acabam mesmo sendo favoráveis para o Flamengo. Há duas temporadas, Renato Portaluppi estava na casamata carioca enquanto o Tricolor era comandado por Felipão. O Flamengo se impôs na Arena diante de um Grêmio enterrado no Z-4 do Brasileirão daquele ano. Uma goleada de 4 a 0 em Porto Alegre encaminhou a vaga do Rubro-Negro para a semifinal. No Maracanã, nova vitória, dessa vez por 2 a 0, fez o placar agregado ficar em 6 a 0, a maior diferença em um confronto de Copa do Brasil entre os dois times.