Apesar da ausência de Felipe Carballo da lista de relacionados, por ter atuado no amistoso da seleção uruguaia na última terça-feira (20), Lucas Silva também foi deixado de fora do duelo com o América-MG, nesta quinta (22), na Arena. A explicação está na abertura da janela de transferências no próximo dia 3 de julho e a estratégia adotada pelo Grêmio para que o volante não extrapole o número de jogos pelo Brasileirão.
Com quatro partidas disputadas até agora no campeonato nacional, o atleta de 30 anos está a três de alcançar o limite estabelecido em regulamento pela CBF, o que inviabilizaria uma transferência para outro clube do país. Situações semelhantes foram realizadas com Thiago Santos e Diogo Barbosa, liberados para o Fluminense.
Contratado pelo Tricolor em 2020, Lucas perdeu espaço no elenco gremista e tem sido sondado por outras equipes desde o ano passado. Recentemente, Santos e Cruzeiro demonstraram interesse na contratação, mas as negociações esbarraram no salário recebido pelo jogador em Porto Alegre, impedindo um possível empréstimo. O contrato com o Grêmio vai até o fim de 2023.
Para o enfrentamento com o América-MG, o técnico Renato Portaluppi tem as seguintes opções de volantes: Villasanti, Milla, Darlan e Ronald.