No segundo Gre-Nal da temporada, o Grêmio venceu o Inter pela segunda vez. Na tarde deste domingo, o Tricolor bateu o principal rival por 3 a 1, pela sétima rodada do Brasileirão, e afundou o Colorado ainda mais no campeonato. Com o resultado, a equipe gremista pulou duas posições e agora é 10ª, com 11, um a menos que o Flamengo, sexto e primeiro na zona de classificação para a Libertadores de 2024.
Depois de receber críticas por desempenhos e resultados negativos nas últimas partidas, o técnico Renato Portaluppi elogiou a entrega dos jogadores no clássico e exaltou a "melhor exibição do ano".
— Mudamos um pouco a atitude. Todos jogos são decisões, hoje (domingo) sempre que perdíamos a bola, a gente pressionava, fizemos um ou dois gols assim. Mudamos o esquema e acho que fomos bem, aproveitamos as oportunidades no terço final do campo. Precisávamos de uma vitória para dar mais confiança para o grupo, foi muito importante. Estamos a dois pontos do terceiro colocado. Vitória fundamental. Exibição de gala e um futebol redondo, mas é preciso pézinho no chão, não ganhamos nada.
O treinador surpreendeu antes do confronto e optou por três zagueiros para enfrentar o Inter. Sem Vina, que conviveu com um quadro gripal nos últimos dias, Renato optou por escalar Bruno Uvini ao lado de Kannemann e Bruno Alves, e explicou a opção.
— Não sabia como o Inter ia jogar, achei melhor (os três zagueiros) para neutralizar as jogadas do adversário e para ter um time mais rápido. A gente estava dando muita chance e muito espaço para quem nos enfrentava. Às vezes com três zagueiros se fica até mais ofensivo. Vou fazer mudanças até para surpreender o adversário. Hoje (domingo), arrumamos um outro plano além do A e do B.
A equipe volta a campo no próximo sábado (27), contra o Athletico-PR. O Furacão é adversário direto do Tricolor em busca de uma vaga na Libertadores do ano que vem. O time paranaense é sétimo, com 12.