Depois do empate com o Bragantino, na Arena, o Grêmio terá nesta quarta-feira (10) o seu maior desafio neste começo de Campeonato Brasileiro. A partir das 21h30min, o Tricolor encarará o atual campeão Palmeiras, em São Paulo, em jogo no qual o técnico Renato Portaluppi não contará com Luis Suárez. GZH projeta alternativas táticas que o treinador gremista tem para montar a equipe sem sua principal estrela.
Além de Suárez, estão fora os laterais João Pedro e Fábio, o volante Pepê e os atacantes Ferreira e Diego Souza. Além de Geromel que passou por cirurgia no joelho e sequer atuou nesta temporada.
Autor de gols nas últimas três partidas, Everton Galdino é cotado para iniciar entre os titulares na Arena Palmeiras. Ele poderia simplesmente ser o substituto de Suárez como centroavante ou entrar na linha de três meias com Vina virando o homem mais adiantado. Os dois jogadores se revezaram nessa função no empate com o São Luiz, pelo Gauchão, em 18 de março, em partida na qual Renato poupou os titulares.
Galdino é primeira opção para substituir Suárez:
Uma alternativa para ter Galdino como um dos extremas, o que funcionou no segundo tempo contra o Bragantino, é manter a ideia de um centroavante com escalação de André Henrique na referência. O garoto de 21 anos se destacou nessa função pelo Hercílio Luz, quando marcou quatro gols no último Campeonato Catarinense.
Como ficaria o time com Galdino na ponta André Henrique de centroavante:
Plano C
Titular nas quatro primeiras rodadas do Brasileirão, Suárez não fica fora de uma partida desde o confronto de ida da Copa do Brasil com o ABC, em Natal, quando também foi preservado. Naquele jogo, Renato apresentou o que chamou de Plano C, montando a equipe com uma linha de três zagueiros.
Na ocasião, o treinador justificou a opção pelo forte jogo aéreo do ABC pelo alto. O Palmeiras também é uma equipe que tem um poderio pelo alto. Além disso, o time de Abel Ferreira é o dono do melhor ataque do Brasileirão, com 11 gols em quatro partidas. Uma precaução com um terceiro zagueiro se jusficaria para Renato tentar ganhar maior consistência defensiva armando uma linha de cinco homens atrás.
Quando jogou com três zagueiros e não teve Suárez no setor ofensivo diante do ABC, Renato apostou em uma ataque móvel com Vina sendo o homem mais adiantado tendo Bitello e Cristaldo se aproximando dele.
Renato tem Plano C com três zagueiros:
O garoto Zinho é mais uma alternativa de velocidade no setor ofensivo, mas a tendência é de que inicie no banco. Como voltam do departamento médico, dificilmente Carballo e Villasanti iniciarão juntos. Assim, o mais provável é que Lucas Silva seja titular acompanhado de um dos estrangeiros.
No Palmeiras, Abel Ferreira deve manter a ideia das últimas partidas com os atacantes Artur, Dudu e Rony juntos. A provável escalação dos paulistas: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael e Gabriel Menino; Artur, Raphael Veiga e Dudu; Rony.