Os três gols sofridos no empate por 3 a 3 com o Bragantino demonstram a inconsistência defensiva vivida pelo Grêmio. Antes melhor defesa da Série A, o Tricolor chegou no domingo ao quarto jogo tendo a meta vazada, algo que acontece pela primeira vez neste ano. A sequência vem justamente após a saída de Adriel do gol.
O goleiro foi titular pela última vez na estreia do Campeonato Brasileiro, quando o Grêmio venceu o Santos por 1 a 0. Naquele momento, o Tricolor havia chegado ao seu 20º jogo na temporada com 10 gols sofridos e dividia com Athletico-PR e Fluminense o posto de clube da Série A menos vazado na temporada.
O Grêmio, porém, sofreu gols nos quatro jogos seguintes, quando Adriel deixou a equipe por punição e Gabriel Grando virou o titular. Inicialmente, a equipe levou um gol por partida na derrota para o Cruzeiro, no empate com o ABC e na vitória sobre o Cuiabá. Contra o Bragantino, o Tricolor chegou a seis gols sofridos nos últimos quatro compromissos.
Foi a primeira vez na temporada que o Grêmio sofreu gols em quatro jogos seguidos. Antes disso, a maior sequência havia sido de três partidas sendo vazado, em duas contra o Ypiranga nas semifinais do Gauchão e na ida da final do Estadual com o Caxias.
Apesar dos gols sofridos nos últimos jogos, o Grêmio ainda tem números positivos em seu sistema defensivo na temporada. Em 24 jogos, a equipe levou 16 gols – uma média de 0,66 por partida).
Jogos seguidos levando gol:
- Cruzeiro 1
- ABC 1
- Cuiabá 1
- Bragantino 3
Maior sequência sem levar gol: 4
- Brasil de Pelotas
- São José
- Esportivo
- Aimoré