Cinco atletas do Grêmio formarão a base da primeira convocação da seleção brasileira sub-15 em 2023. O zagueiro Luis Eduardo, o lateral Vitor Ramon, o volante Danilo e os atacantes Gabriel Mec e Roger fazem parte da lista de 26 convocados pelo técnico Dudu Patetuci. A convocação quebrou o recorde de jogadores do clube chamados simultaneamente.
O Grêmio mostrou ser uma das principais equipes na categoria. Entre 102 atletas avaliados, o quinteto gremista ganhou destaque na convocação pelo excelente desempenho do time treinador por André Mello em 2022. No ano passado, o Tricolor conquistou a Copa Umbro, a Copa Voltaço e o Efipan.
— É um ponto importante para o mercado. Sinal de que nossa categoria está composta de bom valores. Mas será uma convocação para conhecer os atletas. É a primeira da categoria — comemorou o coordenador geral das categorias de base do Grêmio, Francesco Barletta.
Um dos expoentes desta nova geração é o atacante Gabriel Mec. O jovem de 14 anos, completará 15 na próxima terça-feira (11), começou a ser relacionado para jogos da categoria sub-17. O meia Tiago, também de 15 anos, participou da estreia gremista no Gauchão Sub-17. A seleção sub-15 passará por um período de treinos na Granja Comary entre 10 e 19 de abril.
Conheça os atletas
O coordenador geral das categorias de base do Grêmio, Francesco Barletta, fala um pouco sobre cada atleta:
Danilo
"É um volante que pode ser tanto primeiro quanto segundo. Tem boa técnica e chega bem no ataque."
Gabriel Mec
"É um menino que rompe as defesas com muita velocidade e boa finalização. Pode ser meia ou atacante, mas está despontando como um atacante de beirada. Joga mais pela esquerda."
Luis Eduardo
"Um zagueiro rápido, muito tranquilo para jogar. Muito bom no desarme."
Roger
"Um atacante de beirada. Canhoto que joga pela direita. Um jogador de drible e boa finalização."
Vitor Ramon
"Lateral de muita força. Marca muito bem e chega na frente conduzindo bem a bola."