Hexacampeão gaúcho, após superar o Caxias na decisão, o Grêmio se prepara para a disputa das próximas competições de 2023. A direção e o técnico Renato Portaluppi defenderam que o objetivo do clube deve ser a conquista do Brasileirão, taça que o Tricolor não consegue desde 1996.
Após uma profunda reformulação no grupo de jogadores para 2023, a direção do Grêmio avisou que ainda busca mais alternativas para Renato.
GZH foi ouvir dos comentaristas quais são as maiores carências no grupo do Grêmio para encarar o Brasileirão e a Copa do Brasil.
Maurício Saraiva, comentarista da RBS TV e da Rádio Gaúcha
"O setor em que o Grêmio mais precisa de reforço é o ataque. Suárez, hoje, está proibido de se machucar. Não há reserva. No mundo ideal, viria do mercado mais um atacante de lado, o que não significa tirar o promissor Zinho do seu lugar de destaque na fila. A seguir, o olhar deveria se voltar para a defesa, onde a lateral esquerda não tem titular absoluto. Por conta da demora na recuperação de Geromel, um zagueiro confiável também seria bem-vindo".
Marcos Bertoncello, colunista de GZH
"O ideal seria se reforçar em todas, mas os pontos com maior urgência estão concentrados no ataque. Suárez pode desfalcar o time com suspensões ou lesões, mas principalmente por conta das datas-Fifa. Hoje não há uma peça minimamente qualificada para substitui-lo no ataque tricolor. E aponta-se aqui também a necessidade de um atacante de lado. Zinho deu boa resposta no Gauchão, mas vai oscilar. Ferreira sofre com sequência por causa das lesões, enquanto Everton Galdino, Gabriel Silva e Gustavinho seguem sendo irregulares".
Diogo Olivier, comentarista de RBS TV, GZH e Rádio Gaúcha
"Um reserva mais pronto para o Suárez, que precisará ser poupado em alguns jogos. O calendário ficará mais apertado, com viagens além da competição em si. O Grêmio também precisa de mais um jogador de lado, de drible. O Zinho virou o ficha um, mas não é um jogador tão afirmado. O Gustavinho não deu resposta e o Ferreira está sempre lesionado. O Grêmio precisa de mais jogadores de lado para quando, e se precisar, mudar o desenho do time e a característica. E por fim um zagueiro. Geromel é uma incógnita e o Kannemann ficou fora de algumas partidas também".
As contratações do Grêmio para 2023:
- Pepê (volante)
- Reinaldo (lateral-esquerdo)
- Everton Galdino (atacante)
- Bruno Uvini (zagueiro)
- Gustavinho (meia-atacante)
- Carballo (volante)
- Cristaldo (meia)
- Luis Suárez (atacante)
- Fábio (lateral-direito)
- João Pedro (lateral-direito)
- Vina (meia-atacante)
- André Henrique (centroavante)
- Nathan (meia)