A presença do Grêmio em Brasília para a estreia na Copa do Brasil criou um clima de êxtase entre os gremistas na capital federal. Por conta da volta do Tricolor ao estádio Mané Garrincha após três anos e pelo fator Luis Suárez, o consulado tricolor da região espera um público de aproximadamente 20 mil gremistas na partida contra o Campinense, nesta quarta-feira (1º). Alguns deles, inclusive, verão a equipe do coração de perto pela primeira vez.
O gerente comercial Gustavo César, 28 anos, por exemplo, é natural de Brasília e não tem qualquer relação familiar com o Rio Grande do Sul. Porém, decidiu torcer pelo Grêmio há cerca de 10 anos ao se encantar com a avalanche, tradicional comemoração feita pela torcida tricolor nos tempos de Estádio Olímpico.
— Sou de uma família de vascaínos. Mas me arrepio só de lembrar daquela avalanche. Era demais! Quando proibiram a avalanche eu me indignei. Meu pai até disse: "Filho, você está mais triste com o fim da avalanche do que com o rebaixamento do Vasco". Eu falei: "É verdade". Desde então, decidi que seria torcedor do Grêmio. Hoje será a primeira vez que verei um jogo do Grêmio. Estou arrepiado. Será a realização de um sonho de criança — comemora Gustavo.
O jogo será em Brasília por uma decisão do Campinense, que vendeu o mando de campo para uma empresa brasiliense, que levou o jogo para o Estádio Mané Garrincha. Por conta disso, mesmo sendo visitante, o Tricolor terá ampla maioria de torcedores em relação ao adversário.
— A presença do Grêmio mexe demais com o torcedor da região. Nos últimos 10 anos, o Tricolor jogou só três vezes no Mané Garrincha. A última vez foi há três anos. Só essa volta do Grêmio à cidade já é um baita acontecimento. Com o Suárez presente então, o pessoal está enloquecido. A nossa expectativa é de que os 20 mil ingressos destinados à nossa torcida sejam vendidos — disse a GZH o cônsul tricolor em Brasília, Giscard Stephanou, de 49 anos.
A última vez que o Tricolor esteve em Brasília foi em fevereiro de 2017, na derrota por 2 a 0 para o Flamengo, pela extinta Primeira Liga. Na ocasião, o técnico Renato Portaluppi optou por permanecer em Porto Alegre e a equipe foi comandada pelo auxiliar Alexandre Mendes.
O provável time do Grêmio para o jogo contra o Campinense tem: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Bitello, Cristaldo e Vina (Ferreira); Luis Suárez.
Também estão relacionados o goleiro Gabriel Grando, os zagueiros Gustavo Martins e Natã, o lateral Diogo Barbosa, os volantes Lucas Silva e Thiago Santos, os meia Thaciano, Gabriel Silva e Gustavinho e os atacantes Galdino e Diego Souza.
A partida contra o Campinense será às 20h desta quarta, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, em jogo único, válido pela primeira fase da Copa do Brasil. O vencedor avança automaticamente para a segunda fase. Melhor ranqueado na CBF, o Tricolor tem a vantagem do empate.