Um gol uruguaio nos acréscimos garantiu a vitória por 2 a 1 para o Grêmio no primeiro Gre-Nal de 2023. Mas o feito não foi de Luis Suárez. Carballo, que entrou na partida após a lesão de Villasanti no início do primeiro tempo, foi o responsável por evitar que o empate no clássico 438 acontecesse na Arena. E que também as críticas decorrentes das substituições de Renato, que devolveram ao Inter o controle da partida, tomassem conta do ambiente na Arena.
A principal insatisfação do torcedor foi com a entrada de Thiago Santos. O volante acabou batido no lance do gol de empate feito por Alan Patrick. Mas com o gol de Carballo no último minuto dos acréscimos, o Grêmio garantiu a vitória no teste contra o adversário mais forte deste início de temporada.
Na saída das equipes do gramado da Arena, enquanto a torcida ainda comemorava nas arquibancadas, Luis Suárez resumiu o sentimento do lado azul da rivalidade que divide o Rio Grande do Sul.
— Importante era ganhar. Não importa quem fez os gols. Clássico se vence, não importa como — disse Suárez, em entrevista para a RBS TV ao final da partida.
Melhor em campo por boa parte dos 90 minutos, o Grêmio quase deixou escapar a vitória em alguns minutos de desatenção após as mexidas de Renato. Com 11 vitórias e apenas um empate em 2023, o técnico citou que o trabalho em construção está no rumo certo. E que as críticas por eventuais dificuldades não atrapalham no ambiente do clube.
— O grupo e a equipe estão sólidas. Vamos tomar gols e eventualmente perder. Trabalhamos para vencer os jogos. Tivemos um empate, e com uma equipe totalmente diferente. O trabalho está ótimo. O Grêmio, se for buscar todos os clubes, duvido alguém com aproveitamento melhor. O que está faltando? Os resultados estão aí — comentou Renato, em entrevista coletiva após a partida.
A vitória também dá ao Grêmio uma vantagem para a disputa do hexa no Gauchão. O resultado confirma ao Tricolor a melhor campanha geral no Estadual e também o direito de disputar os mata-matas de semfinal e final na Arena. O próximo compromisso é o jogo de sábado (11), contra o Ypiranga, em Erechim.