Com dificuldades para jogar em 2022, depois de ter passado por uma cirurgia no quadril, o zagueiro Walter Kannemann vive uma retomada de sequência de partidas neste ano. O argentino completou no Gre-Nal de domingo (5) a sua décima partida na temporada. O camisa 4 é o jogador que acumula mais minutos em campo pelo Tricolor em 2023.
Kannemann disputou a reta final do Brasileirão 2021 já com o problema no quadril, que foi operado em dezembro daquele ano. O retorno aos gramados veio em maio do ano passado, na disputa da Recopa Gaúcha. Além daquela goleada de 5 a 0 sobre o Glória, em Vacaria, o argentino conseguiu disputar apenas oito partidas da Série B.
Para 2023, a longa pré-temporada feita pelo Grêmio em razão do calendário modificado pela disputa na Copa do Mundo proporcionou a Kannemann iniciar o ano no nível físico dos companheiros. Até o momento, ele esteve presente em 10 dos 12 jogos do Tricolor. Só não atuou diante de São José e São Luiz, pelo Gauchão, quando Renato Portaluppi poupou titulares.
Por conta da cirurgia submetida no final de 2021, Kannemann mantém trabalhos de força e preventivos para o quadril. Ele também recebe atenção especial da preparação física e da fisiologia nas 48 oras posteriores às partidas.
O tratamento tem dado resultado. Nas 10 partidas que atuou nesta temporada, Kannemann completou os 90 minutos em nove delas. Ele só foi substituído contra o Avenida, quando Renato Portaluppi o sacou aos 17 minutos do segundo tempo para a entrada de Diogo Barbosa no momento que o Grêmio vencia por 1 a 0 e o time de Santa Cruz contava com apenas nove jogadores em campo. O camisa 4 soma um total de 872 minutos jogados, a maior marca do elenco gremista em 2023.
Quem mais jogou no Grêmio em 2023
- Kannemann 872 minutos
- Suárez 846
- Bitello 835
- Bruno Alves 810
- Pepê 773