Com vitória no primeiro jogo das semifinais do Gauchão, o Ypiranga tem a vantagem para o confronto contra o Grêmio no próximo sábado (25), às 16h30min, na Arena. Apesar do placar favorável, o técnico Luizinho Vieira deve manter o estilo de jogo habitual, propondo a partida, e mantendo o respeito ao adversário. A equipe começou o deslocamento para Porto Alegre no início da tarde de quinta-feira e treinará na sexta.
Com três jogos de invencibilidade (dois contra o Grêmio e outro contra o Bragantino), o Ypiranga tem dúvidas no time para sábado. Gedeilson, que já foi ausência no confronto de ida, ainda se recupera de lesão e não se sabe se terá condições de atuar. Caso não consiga, dois jogadores brigam pela vaga. Um mais defensivo, Robson, e outro mais ofensivo, Yohan.
A outra incerteza é na zaga. Windson, que sentiu dores no tornozelo no aquecimento da partida em Erechim, pode ser substituído por Sergipano. A tendência, no entanto, é que o titular tenha condições de jogo e comece atuando na Arena.
A dúvida em relação ao esquema envolve uma mudança tática. Luizinho tem a dúvida entre MV, Barbio e Claiton. O último daria mais segurança defensiva para a equipe.
Assim, a provável escalação do Ypiranga tem Caíque; Gedeilson (Robson ou Yohan), Islan, Windson e PK; Lorran, João Pedro, Mossoró e Mateuzinho; Erick e Barbio (MV ou Claiton).
O time de Erechim tem a vantagem no confronto depois de vencer a partida de ida, em casa, por 2 a 1, de virada. A equipe de Renato Portaluppi precisa fazer ao menos dois gols de diferença se não quiser levar a disputa para as penalidades.
O regulamento do Estadual prevê apenas o saldo simples como critério de desempate. Assim, qualquer vitória gremista por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis.