Em seu segundo jogo no Gauchão, o Grêmio conseguiu vencer o Brasil-Pel com um gol de Luis Suárez, aos 44 minutos do segundo tempo, depois de encontrar muitas dificuldades na partida. Para o técnico Renato Portaluppi, a principal dificuldade foi superar o antijogo do adversário. Irritado, ele usou as expressões "palhaçada" e "esculacho" em sua entrevista coletiva. Logo na sequência, o treinador xavante respondeu.
— Gauchão se ganha assim, brigando, e sei que vamos enfrentar adversários assim, fechados. Eles têm todo o direito de fazer isso. Mas o que não pode acontecer é essa palhaçada do antijogo que fizeram aqui. A arbitragem não pode permitir isso, fica feio. Se eu estou assistindo em casa, eu desligo a televisão. Não é mais possível, no século XXI, ver essa palhaçada que o Brasil fez aqui na Arena — disparou o treinador gremista.
Durante a entrevista coletiva, Portaluppi recebeu da assessoria de imprensa do Grêmio o dado de que a partida teve apenas 48 minutos de bola rolando e manteve a sua revolta.
— Mas 48 minutos de bola rolando é um esculacho. A gente quer jogar, mas eles não deixam. Se sou um torcedor, entro na Justiça pedindo o ingresso de volta — afirmou Renato.
A resposta
Na sala de imprensa do time visitante, Rogério Zimmermann foi questionado sobre as declarações de Renato. O treinador do Brasil-Pel afirmou que usou como inspiração o jogo São Paulo 0 x 0 Grêmio, pela Copa do Brasil de 2020, quando o Tricolor segurou o empate para classificar-se para a decisão.
— Eu me espelhei naquele jogo do Morumbi contra o São Paulo, que o time caía e a bola parava toda hora. A arbitragem foi muito boa e controlou o jogo, que era difícil de apitar. O Renato reclamou todo o tempo e bateu boca com meus jogadores. Se errou o treinador do Brasil em reclamar, errou o Renato também. Depois que saiu o gol do Grêmio, todas as bolas que estavam na linha lateral foram para o túnel — disse Zimmermann, que complementou:
— Acho que o Grêmio não precisa disso, assim como os seguranças que empurraram os jogadores do Brasil. Eu poderia reclamar bastante, mas tenho que cumprimentar o Grêmio por vencer e por ter um centroavante bom. Entendo a frustração do Renato, não conseguiu fazer uma boa partida. Não vou ofender ao ponto de usar o termo "palhaçada", talvez ele tenha dito de cabeça quente.