Aos 32 anos e extenso currículo no futebol europeu, Fábio chega para a sua primeira aventura no futebol brasileiro em 2023. Um dos nove jogadores anunciados pelo Grêmio para esta temporada, ele foi apresentado nesta terça-feira (10) no CT Luiz Carvalho.
O jogador chega para suprir a carência na lateral direita. Opções no ano passado, Leonardo Gomes, Edilson Rodrigo Ferreira deixaram o clube no fim do ano passado.
— É gratificante estar voltando (ao Brasil). O que me motivou foi o projeto, que me convenceu a voltar. Estava há muito tempo fora — declarou em suas primeiras palavras como jogador tricolor.
Junto com o irmão Rafael, chegou ao Manchester United aos 18 anos. Depois passou pelo Queens Park Rangers e Cardiff City, ainda no Reino Unido. Em 2015, assinou em definitivo com o time do País de Gales. Na sequência da carreira, passou pelo Middlesbrough antes de chegar ao Nantes, em 2018.
Com a camisa do clube francês, disputou cinco temporadas. Ao total, atuou em 95 partidas. Ainda teve passagem pela seleção brasileira de base, tendo destaque no Sul-Americano sub-17 e no Mundial sub-17, ambos em 2007.
— Aprendi muito lá fora taticamente. Jogar lá fora te ensina muito isso. Quando saí daqui eu era um jogador que só queria atacar. Aprendi defensivamente e taticamente.
Na Europa, Fábio foi recebido por Gary Neville e Patrice Evra no Manchester United. O acolhimento da dupla foi fundamental para o seu crescimento no clube inglês. Agora com 15 anos de Europa nas costas, ele quer ajudar os jovens da base tricolor a se firmarem no elenco principal. Essa experiência foi fundamental pela busca de sua contratação.
— Agora, não vai ser diferente, vou passar a experiência para eles — disse, de maneira sintética. — Me buscaram pela experiência que eu tenho. Venho para agregar com isso. A experiência de ter jogado final de Champions League é especial demais, mesmo não tendo ganhado ela. Quero ajudar o Grêmio a jogar finais e conquistar títulos — comentou.
Ele faz parte de um pacote de reforços trazidos pela nova gestão. Antes de Fábio, a direção acertou as contratações de Suárez, Carballo, Cristaldo, Pepê, Everton Galdino, Gustavinho, Reinaldo e Bruno Uvini. O lateral-direito João Pedro tem o seu acerto encaminhado.
Esses 10 atletas fazem parte do processo de reformulação não só do time, mas também do clube, após a passagem pela Série B em 2022.
— Quando a reconstrução é de qualquer maneira, demora a dar liga. Com os atletas que vieram, com o talento, é só trabalhar e um conhecer o outro no treino. Vai dar liga bem mais rápido. O Grêmio trouxe experiência e jogadores novos, essa mescla ajuda muito — disse.
A estreia desse novo Grêmio será dia 17, quando o time de Renato Portaluppi enfrenta o São Luiz, pela Recopa Gaúcha.
A carreira de Fábio
- Manchester United (2008-12) - 53 jogos, 2 gols
- QPR (2012-13) - 23 jogos, 1 gol
- Manchester United (2013) - 3 jogos, 1 gol
- Cardiff City (2014-2016) - 69 jogos, 1 gol, 2 assistências
- Middlesbrough (2016-2018) - 54 jogos, 2 gols, 2 assistências
- Nantes (2018-2023) - 96 jogos, 7 assistências