O Grêmio começou 2023 buscando recuperar os melhores momentos do clube nos últimos anos. Após uma temporada difícil, com a disputa da Série B, a nova gestão definiu que o próximo ano será de "reconstrução". A expressão foi utilizada pelo presidente Alberto Guerra em sua primeira manifestação oficial ao grupo de jogadores e comissão técnica na reapresentação para o início da pré-temporada nesta quinta-feira (8), em evento realizado na Arena.
— Depois de um ciclo de oito anos de gestão, hoje é o início de uma nova retomada. Passamos dois anos muito pesados e queremos deixar isso para trás. Se uma palavra define o momento é reconstrução — definiu Alberto Guerra.
A questão da contratação de profissionais para comandar o departamento de futebol e a gestão do clube também foi pauta no evento. Em entrevista coletiva, o presidente Alberto Guerra afirmou que a negociação para a contratação de um CEO está sendo finalizada. A busca por um diretor-executivo também está em estágio avançada.
— Pensamos tanto na profissionalização que não queremos que a pressa seja um inimigo no momento da escolha. Completou hoje (quinta-feira) três semanas da nossa gestão. O CEO está escolhido, temos um encaminhamento com o diretor-executivo. Nosso projeto é de três anos, não de três semanas — comentou.
A situação da busca por reforços também foi atualizada por Alberto Guerra. Segundo o presidente, o Grêmio encontrou dificuldades para a montagem do grupo de atletas por conta das dificuldades financeiras. Mas a direção segue atrás de laterais-direitos e de mais opções para centroavante no mercado.
Por conta das dificuldades financeiras do clube, é possível que reforços de maior investimento cheguem apenas para a disputa do Brasileirão. A tendência é de que o grupo à disposição para o Gauchão seja parecido com o que se reapresentou nesta quinta-feira.