O Grêmio divulgou informações sobre como acontecerá o 1º turno da eleição que irá definir o novo presidente do clube e os membros de seu Conselho de Administração. A votação será realizada no Auditório da Arena, para aprovação prévia das chapas encabeçadas por Odorico Roman e Alberto Guerra. Será considerada aprovada a chapa que obtiver 20% dos votos dos presentes, no mínimo, conforme o Estatuto Social do Clube.
O Colégio Eleitoral é composto por 300 conselheiros efetivos, 17 conselheiros consultivos e 26 conselheiros jubilados, perfazendo um total de 343 votantes. Se todos comparecerem será necessário 69 votos para que se atinja a chamada cláusula de barreira.
Se apenas uma chapa for aprovada, o presidente do Conselho Deliberativo a aclamará eleita, dispensada, neste caso, a realização de eleição pela Assembleia Geral, no próximo sábado (12). Caso se confirme o 2º turno, ele ocorrerá das 10h às 17h, na Arena do Grêmio, portão A, lado oeste e acesso pela rampa oeste.
A Assembleia Geral é constituída pelos associados com 16 anos completos até a data da sua realização, pertencentes ao quadro social há mais de dois anos, ininterruptamente, e em situação regular com o Grêmio nos 12 meses anteriores à realização da eleição e quitadas até 09/11/2022. A votação será presencial e pela internet. Para ter direito a voto, o associado deverá estar com os seus dados atualizados no cadastro do Quadro Social (nome completo, CPF, endereço eletrônico, senha e número de celular com DDD ou DDI), até as 23h59min do dia 09/11/2022.
Confira a formação das duas chapas:
Chapa 1 - FUTEBOL E TORCIDA JUNTOS COM ODORICO
Presidente: Odorico Orestes Ramos Roman
Vice-presidente: Antônio Carlos de Carvalho Bachieri Duarte
Vice-presidente: Antônio Dutra Junior
Vice-presidente: Philippe Gomes Jardim
Vice-presidente: Remi Paulo Acordi
Vice-presidente: Rosa Beatriz Foresti
Vice-presidente: Thiago Kury Rodrigues
Chapa 2 - AGORA É GUERRA
Presidente: Alberto Jerônimo Guerra Neto
Vice-presidente: Gustavo Bolognesi
Vice-presidente: Luciano Feldens
Vice-presidente: Eduardo Cozza Magrisso
Vice-presidente: Fábio Floriani
Vice-presidente: Geraldo Barbosa Correa
Vice-presidente: José Carlos Corrêa Duarte