Qual atleta não gostaria de deixar sua marca em um grande clássico? Esta é uma pergunta que Lais Estevam, centroavante do Grêmio, já sabe responder. Autora do gol na partida de ida das finais do Gauchão Feminino, a jovem de 21 anos quer terminar a temporada com seu primeiro título como profissional.
Entre tantos gols pelo Tricolor, este não foi o primeiro em Gre-Nal. Ainda em 2021, no mesmo palco, o Beira-Rio, ela marcou o único gol do time na derrota por 2 a 1, no clássico válido pelo Brasileirão Feminino.
— Sempre é bom marcar gols. Quando tem esse gostinho de rivalidade, de final, se torna ainda melhor. Precisamos sempre trabalhar em cima disso, criar metas e contribuir com a equipe cada vez mais — contou à reportagem de GZH.
Diante das maiores rivais, a equipe já sabe que vive com uma estatística indigesta. A única vitória em 15 jogos disputados é reflexo também da seca de títulos. A única conquista foi em 2018, mas, nas penalidades, e com dois empates no tempo regulamentar.
Para mudar o roteiro em 2022, uma das apostas da centroavante é pela união do grupo. Diante de tantos problemas ao longo da temporada e perda de atletas por conta de lesões, o grupo precisou se reorganizar diversas vezes. Levantar a taça também será uma recompensa por essa volta por cima.
— Para podermos desfrutar deste título, vamos precisar de muita garra. Um grupo que siga jogando coletivamente. Precisamos de todas juntas e unidas em busca deste mesmo propósito. Somos um time que trabalhamos juntas e se tivermos um pouco mais de garra, vamos levantar esse caneco.
A partida decisiva do título na Arena também é a oportunidade de mudar alguns números do retrospecto. No estádio principal do clube, será apenas a terceira partida do time feminino. Nas duas anteriores, são derrotas para Corinthians (0 a 3) e Palmeiras (0 a 5) no Brasileirão.
— É muito bom voltar à Arena e ter a oportunidade de poder mudar a história do último jogo, quando perdemos para o Palmeiras. Temos essa oportunidade de jogar e reunir toda a torcida pelo futebol feminino. Já vai ser histórico por ser a primeira final na Arena. É um momento de poder desfrutar também. Tenho certeza que vai ser uma volta extraordinária.
O domingo, 6 de novembro, pode não só colocar o nome do Grêmio no lugar mais alto do pódio, como poderá ser o primeiro na lista profissional de Lais Estevam.
— Pode ser o meu primeiro título como profissional, ainda mais com uma camisa grande como é a do Grêmio. Ficaremos muito felizes por saber que foi um ano difícil, que trabalhamos e evoluímos. O título vai representar os frutos de muito trabalho.