Enquanto não confirma a permanência do técnico Renato Portaluppi, o Grêmio mantém em compasso de espera algumas definições para a temporada de 2023. Entre elas, o aproveitamento de alguns jogadores que voltarão de empréstimo ao final desta temporada.
Sete atletas defenderam outros clubes brasileiros, mas ainda têm contrato em vigor com o Tricolor: Darlan e Guilherme Guedes (Chapecoense), o atacante Guilherme Azevedo (Criciúma), o meia Jean Pyerre e o volante Sarará (Avaí), o meia-atacante Isaque (Guarani), o centroavante Ricardinho (Atlético-GO). E ainda há a situação envolvendo o atacante Elias Manoel, com quem foi aberta uma negociação de compra pelo New York Red Bulls, dos Estados Unidos.
— Esta análise é muito criteriosa, porque todo jogador que veste a camisa do Grêmio merece respeito e é um patrimônio do clube. Então, temos que sentar com o Renato e analisar caso a caso. É muito cedo para cravar a saída de algum atleta — afirmou Antonio Brum, logo após ser anunciado como diretor de futebol.
Além da renovação contratual e da situação dos emprestados, o encontro com Renato servirá para alinhavar a busca por reforços. Até agora, a diretoria abriu conversas com dois jogadores: o meia argentino Franco Cristaldo, do Huracán, e o volante uruguaio Felipe Carballo, do Nacional-URU.
— A gente já fez uma análise preliminar do elenco, mas este núcleo duro que o (Alberto) Guerra se referiu na entrevista trabalhou na captação de conseguir novos nomes que possam encorpar o nosso elenco, assim como as propostas foram realizadas e acho que, de parte da torcida, teve grande aceitação dos nomes — completou o novo dirigente.
Além de Antonio Brum, irão compor a comitiva gremista, que embarca para o Rio de Janeiro neste fim de semana, o presidente Alberto Guerra e pelo vice-presidente de futebol Paulo Caleffi.