Pouco mais de um mês após a volta do técnico Renato Portaluppi ao Grêmio, já são perceptíveis algumas mudanças importantes na hierarquia do elenco em relação aos tempos de Roger Machado. Jogadores como Diogo Barbosa, Lucas Leiva, Leonardo Gomes e Thiago Santos ganharam mais espaço e protagonismo sob o comando do novo treinador.
Os jogadores que mais somaram pontos com Renato desde a sua chegada, no início de setembro, foram o lateral Diogo Barbosa e o volante Lucas Leiva, que se consolidaram na equipe titular.
Contestado por boa parte da torcida, Diogo Barbosa desbancou Nicolas e deve ganhar sequência como o novo titular da lateral esquerda. Ao menos foi o que indicou Renato na vitória sobre o CSA, na terça (4).
Já Lucas Leiva vinha tendo dificuldades de adaptação ao futebol brasileiro atuando como volante, sua função original. Com Renato, contudo, o ex-atleta de Liverpool e Lazio passou a atuar como meia-atacante, em uma função mais adiantada do que estava acostumado, e subiu de rendimento, se afirmando também como titular e marcando gols.
No banco, também são perceptíveis algumas mudanças. Antes "arquivado" por Roger Machado, em função da relação atribulada com o torcedor, Thiago Santos passou a ser presença constante no time sob o comando de Renato. Desde a volta do treinador, o volante participou de todos os jogos do Grêmio, sendo que atuou como titular em dois deles.
Por fim, o lateral Leonardo Gomes também ganhou espaço, após ficar três anos sem atuar pela equipe principal em virtude de duas lesões graves. Conforme indicado na vitória sobre o CSA e no treino desta quarta (5), o defensor ultrapassou Rodrigo Ferreira na hierarquia da posição e hoje é o reserva imediato de Edílson.
Para o jogo contra o Londrina, no sábado (8), Renato deve promover apenas uma mudança no Tricolor. Após ser preservado contra o CSA, o argentino Kannemann retorna ao time na vaga de Bruno Alves e voltará a formar a dupla de zaga com Pedro Geromel, o que não ocorre desde o dia 13 de novembro, no empate por 0 a 0 com o Sport, no Recife.
O provável time tricolor tem: Brenno; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello e Lucas Leiva; Biel, Diego Souza e Guilherme. Renato comandará ainda mais um treino, na sexta (7) de manhã, antes da viagem ao norte do Paraná. O jogo contra o Londrina, no sábado, será às 16h30min, no Estádio do Café.