Apesar do tom emotivo após a vitória sobre o Náutico, no último domingo (23), nos Aflitos, resultado que assegurou o retorno do Grêmio à Primeira Divisão, Diego Souza tem seu futuro no clube ainda em avaliação. O centroavante conta com o apreço de Renato Portaluppi e os candidatos à presidência do Tricolor não descartam eventual renovação.
O atacante está na segunda passagem pelo Grêmio. Sua primeira foi como meio-campista em 2007, mas agora, como centroavante desde 2020, fez 211 partidas, 87 gols e 27 assistências.
Em junho, Souza completará 38 anos. Recentemente, ele declarou que renovará com o Grêmio ou encerrará a carreira. A aposentadoria foi mencionada após o triunfo em Recife.
— Eu estou chegando no meu final de carreira e ninguém sabe o que vai acontecer. Sou muito feliz pelo o que aconteceu comigo nos últimos três anos. Nada mais justo do que conseguir colocar esse clube de volta à Série A — relatou Diego Souza, em entrevista à RBSTV.
— Vamos ver o que vai acontecer. Com todo respeito ao elenco, o Grêmio precisa se reforçar bastante. Precisa se reformular novamente para voltar a ser o gigante que sempre foi. A diretoria sabe muito bem o que fazer. O Renato tem toda a sabedoria do mundo, conhece isso aqui de trás para frente, o que mais importa é que nós voltamos — complementou.
No entendimento de Renato Portaluppi, o principal favorito para estar na casamata da Arena, o jogador tem perspectivas de seguir como alternativa no elenco. Porém, pela indefinição da eleição, que também trava a renovação do ídolo, o tema ainda não avançou.
Além da questão contratual, Diego Souza passará nesta sexta-feira (28), em Porto Alegre, por um procedimento cirúrgico. Ele corrigirá uma hérnia inguinal com o médico gremista Paulo Rabaldo. Estima-se que o prazo para estar apto para atuar seja de até dois meses, período de intervalo entre os calendários de 2022 e 2023 — ou seja, poderia atuar já no Gauchão.
Palavras dos aspirantes à presidência
Os candidatos à presidência, com eleição em primeiro turno em 3 de novembro, no Conselho Deliberativo, e segundo turno em 12 de novembro, com os votos dos associados, foram questionados por GZH sobre a questão. Nem Odorico Roman nem Alberto Guerra descartam a permanência do centroavante.
— Ouvida a área médica do Grêmio, a renovação será tratada pelo departamento de futebol da nossa gestão, caso sejamos eleitos — afirma Odorico Roman.
— É um jogador que foi muito importante durante este ano difícil. Tem qualidade e sabe fazer gols, mas tudo depende da sua recuperação física e de uma readequação financeira — respondeu Alberto Guerra.