O acesso matemático do Grêmio foi adiado em, pelo menos, mais uma rodada após o empate diante do Londrina, no último sábado (8). Mas ainda que a confirmação do retorno à Série A não possa vir no duelo com o Bahia, neste domingo (16), na Arena, os deuses do futebol podem permitir que uma nova "Batalha dos Aflitos" leve o Tricolor de volta à Primeira Divisão.
Claro que nenhum gremista espera reviver todo aquele drama de 2005, quando a equipe venceu o Náutico com sete jogadores em campo para garantir o acesso. Mas poderá ser novamente contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife, que o Grêmio definirá de vez a volta à elite do futebol brasileiro, com duas rodadas de antecipação.
Mas, para que isso ocorra, é preciso que o time gaúcho cumpra o seu papel — e os adversários tropecem. O primeiro passo rumo ao acesso matemático na 36ª rodada pode ser dado no domingo (16), diante do Bahia. Se a equipe gremista perder, a confirmação do retorno à Primeira Divisão teria de contar com vitória contra o Náutico e uma série de resultados paralelos. Portanto, o foco tricolor está na vitória na Arena.
De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que tem um Departamento de Matemática que faz diversas projeções no âmbito do futebol, a pontuação segura para garantir o acesso é de 65 pontos. O Grêmio, hoje, tem 57 pontos e 96,1% de probabilidade de subir. Se vencer o Bahia, a chance de acesso sobe para 99,8%. Porém, conforme o professor Gilcione Nonato Costa, é possível garantir o acesso com uma pontuação menor.
— Muito provavelmente o Grêmio subirá com menos. O Sport (quinto colocado) pode vencer as quatro partidas e chegaria a 64 pontos, por isso os 65. Mas se o Vasco vencer o Sport, com 62 já seria o matemático, pois o Sport chegaria a no máximo 61. Então, se o Grêmio vencer o Bahia, não garante o acesso matemático, mas praticamente assegura. E se o Vasco vencer o Sport, ainda mais — afirma o professor do Departamento de Matemática da UFMG.
O Grêmio sabe da dificuldade que terá nos dois próximos jogos. Por isso, não projeta quando o acesso será confirmado matematicamente. O discurso interno é de que a vaga entre os quatro virá, independentemente de qual jogo garantirá este retorno. Mas, abaixo, GZH mostra os cenários para assegurar a volta à Primeira Divisão já nos Aflitos.
Os resultados que o Grêmio precisa para chegar à 36ª rodada com chance de acesso matemático:
Se vencer o Bahia
Em caso de vitória no domingo, o Grêmio vai a 60 pontos e poderá garantir o acesso na rodada seguinte, diante do Náutico. O que terá de fazer na 36ª rodada depende dos resultados de outros dois jogos: Sport x Vasco e Criciúma x Ituano. Se Sport (quinto) e Ituano (sexto) vencerem, o Tricolor terá de ganhar do Náutico (alcançando 63 pontos) e torcer para que o quinto colocado — que poderia ser Sport, Ituano, Bahia ou Vasco — não chegue a 57 pontos. Mas, se Sport e Ituano tropeçarem, o acesso pode vir até mesmo com derrota ou empate diante do Náutico, dependendo de outros resultados.
Se empatar com o Bahia
Pode garantir o acesso diante do Náutico, mas teria obrigatoriamente de vencer em Pernambuco e contar com diversos resultados paralelos dos rivais. Com 61 pontos, para garantir matematicamente o retorno à Primeira Divisão, teria de torcer para que nenhum adversário fora do G-4 chegasse a 55 pontos, para, assim, ficar fora do alcance dos rivais.
Se perder para o Bahia
Até pode garantir o acesso antecipado se vencer o Náutico na 36ª rodada, mas teria de contar com ainda mais resultados paralelos. Neste caso, nenhum rival fora do G-4 poderia alcançar os 54 pontos. Isso só seria possível se Sport e Ituano não vencerem nas duas próximas rodadas, além de Sampaio Corrêa e Criciúma não ganharem seus dois jogos seguintes.
Melhor cenário após a 35ª rodada
- Grêmio vence o Bahia
- Sport perde para o Vasco
- Ituano perde para o Criciúma
Neste caso, o Grêmio chegaria à 36ª rodada com 60 pontos, e os primeiros times fora do G-4 teriam 52. Ou seja, faltando três rodadas para o fim do campeonato, poderiam chegar a, no máximo, 61 pontos vencendo todos os jogos restantes. Portanto, bastaria ao Tricolor uma nova vitória diante do Náutico para garantir matematicamente o acesso. Mas, até mesmo com um empate ou derrota, somado a tropeços dos principais adversários (Sport, Ituano, Sampaio Corrêa e Criciúma), é possível garantir matematicamente a vaga no G-4.
Pior cenário após a 35ª rodada
- Grêmio perde para o Bahia
- Sport vence o Vasco
- Ituano vence o Criciúma
Neste caso, o Grêmio já não conseguiria o acesso matemático diante do Náutico, na rodada seguinte. Pior do que isso, passaria a ser ameaçado de perto pelos dois rivais que estão fora do G-4. Isso porque o Tricolor ficaria com 57 pontos, dois à frente de Vasco (quarto) e Sport (quinto) e três acima do Ituano (sexto). Ou seja, haveria o risco de deixar a zona de classificação à Primeira Divisão em caso de novo insucesso nos Aflitos.
Probabilidade de o Grêmio subir (por rodada):*
- 36ª rodada: 20,4%
- 37ª rodada: 61,4%
- 38ª rodada: 96%
Se vencer o Bahia:
- 36ª rodada: 37,6%
- 37ª rodada: 84%
- 38ª rodada: 99,7%
* Fonte: Departamento de Matemática da UFMG
Os jogos para os gremistas ficarem de olho:
Sport x Vasco
O duelo entre o quarto e o quinto colocados pode ser determinante para deixar o Vasco mais próximo do acesso ou empurrar de vez o Sport para a briga por vaga no G-4. A distância entre os dois times é de três pontos, que podem se tornar seis. Ou os dois times ficarem empatados com 55 pontos. Para o Grêmio, o ideal seria a vitória vascaína ou o empate, para não permitir aos pernambucanos uma aproximação.
Criciúma x Ituano
O Ituano é sexto colocado, com 51 pontos — seis a menos do que o Grêmio. Se vencer o Criciúma (oitavo, com 49), pode ficar a três pontos do Tricolor em caso de derrota dos gaúchos diante do Bahia, no domingo (16). Nesse cenário, a equipe paulista entraria de vez na briga pelo acesso. Portanto, o ideal para o Tricolor é que o Ituano não consiga uma vitória em Santa Catarina.
A tabela dos principais rivais:
BAHIA
- Grêmio (fora)
- Vila Nova (casa)
- Guarani (casa)
- CRB (fora)
VASCO
- Sport (fora)
- Criciúma (casa)
- Sampaio Corrêa (casa)
- Ituano (fora)
SPORT
- Vasco (casa)
- Londrina (fora)
- Operário (casa)
- Vila Nova (fora)
ITUANO
- Criciúma (fora)
- Sampaio Corrêa (casa)
- Londrina (fora)
- Vasco (casa)