O Grêmio confirmou o acesso para a Série A do Brasileirão neste domingo (23), ao vencer o Náutico em Recife e abrir sete pontos para o quinto colocado, sem chances de ser ultrapassado nas duas últimas rodadas da Série B. Agora, enfrentará o Tombense, fora, e o Brusque, em casa, em busca de confirmar o vice-campeonato da competição de pontos corridos.
GZH separou 10 fotos que marcaram o acesso do Grêmio para a Série A. Confira:
A estreia na Série B
O primeiro passo do Grêmio na Segunda Divisão mostrou como seria o restante da competição. Jogando contra a Ponte Preta, fora de casa, o Tricolor empilhou chances desperdiçadas, inclusive com um pênalti perdido por Lucas Silva, e ficou no empate em 0 a 0 em Campinas.
A primeira derrota
Fortaleza gremista durante toda a Série B, a Arena não demorou para ver a primeira derrota do Tricolor na competição. Logo na segunda rodada do campeonato, a equipe de Roger Machado perdeu para a Chapecoense na casa gremista e começou com apenas um ponto em seis disputados.
Primeira vitória
Os primeiros três pontos gremistas também não demoraram a sair na Segunda Divisão. Depois de um empate e uma derrota, o Grêmio bateu o Guarani, na Arena, por 3 a 1 e deu seu cartão de visitas na Série B. Artilheiro gremista na competição, Diego Souza marcou os três gols gaúchos na partida.
Três pontos fora de casa
Foi algo raro de acontecer durante a Série B, mas até que não demorou. Durante toda competição, o Grêmio venceu poucos jogos fora de casa, mas somou os três primeiros pontos longe de Porto Alegre logo na quarta rodada da competição. Com um gol de Elias, a equipe venceu o Operário-PR em Ponta Grossa.
A invencibilidade de quase um turno
O melhor momento gremista na Série B foi entre a sétima e a 23ª rodada da competição. Ali, foram 17 jogos sem perder e a consolidação gremista dentro do G-4 do campeonato. Ainda que tenha acumulado empates fora de casa, a campanha em casa era praticamente irretocável, inclusive com boas atuações. No jogo contra o Tombense, mais dois gols de Diego Souza.
A goleada
Apesar da invencibilidade, ainda faltava uma grande atuação e uma goleada para o Grêmio na disputa da Série B. Contra o Operário-PR, dessa vez na Arena, o Tricolor aplicou 5 a 1 nos paranaenses e mostrou a superioridade perante os adversários da Segunda Divisão. Além dos cinco gols, o jogo também marcou a reestreia de Lucas Leiva com a camisa da equipe gaúcha depois de 15 anos.
O fim da invencibilidade
O término da sequência sem derrotas foi longe de Porto Alegre. Jogando em Maceió, o Tricolor foi derrotado pelo CRB por 2 a 0, com uma atuação abaixo da crítica. Os dois gols foram marcados pelo goleiro Diogo Silva, e o Grêmio jogou com um jogador a mais desde os 25 minutos do primeiro tempo.
A queda de Roger
Junto com a derrota para os alagoanos, o Grêmio acumulou mais três resultados negativos. Fez apenas um ponto em 12 disputados nas quatro rodadas. O fim da segunda passagem de Roger à frente do Tricolor aconteceu após a derrota para o Criciúma, fora de casa. O presidente Romildo Bolzan sucumbiu à pressão da torcida e, alegando "querer melhorar" o ambiente, demitiu o então técnico.
A volta de Renato
Depois de um ano e meio praticamente, o treinador multicampeão à frente do Grêmio estava de volta. Antes de ele reassumir a casamata gremista, o Tricolor havia batido o Vila Nova na Arena e reencontrado o caminho das vitórias. Na reestreia, o time ganhou de virada do Vasco e a Arena se tornou uma fortaleza gremista (a equipe não perdeu mais em casa no campeonato).
O acesso
Quis o destino que o jogo que marcou o retorno do Grêmio à elite fosse justamente nos Aflitos. Desta vez, 17 anos depois, no entanto, não teve batalha. Teve uma vitória tranquila de um Grêmio liderado por Bitello, que marcou dois gols e deu uma assistência, sobre um Náutico já rebaixado. O 3 a 0 no domingo (23) foi apenas a terceira vitória fora de casa na Série B, mas sacramentou o acesso com duas rodadas de antecedência.