Atuando em Salvador, o Grêmio fez 2 a 0 no Vitória e encaminhou a classificação às quartas de final do Brasileirão de Aspirantes. Kevin Quejada e Cuiabano marcaram os gols do Tricolor, no Barradão, nesta quinta-feira (4).
Derrotado pelo Paraná na última rodada, o time gremista entrou em campo precisando pontuar para se distanciar do rival na classificação. Com o êxito, o Tricolor ficou com os mesmos 10 pontos do Vitória e superou o rival no saldo de gols. Deste modo, assumiu a liderança do Grupo A. O time paranaense, que venceu o Brasil-Pel, tem sete pontos. A última rodada, na próxima semana, definirá os dois classificados.
Tomando a iniciativa, o Grêmio dominou o primeiro tempo no Barradão. Na reserva no último jogo, Léo Fenga e Kevin Quejada retornaram ao time titular. Adriel, goleiro dos profissionais, atuou como titular. E foi de Quejada, aos 35 minutos, o gol de abertura do placar. Após cruzamento da esquerda de Thiago Rosa, o centroavante subiu mais que os defensores baianos e mandar para as redes, fazendo 1 a 0.
No segundo tempo, o Grêmio baixou suas linhas para administrar o placar e explorar os contra-ataques. O Vitória criou oportunidades, porém foi ineficiente das conclusões. Por outro lado, o Tricolor fechou o placar com um golaço de Cuiabano. Aos 39 minutos, o lateral-esquerdo recebeu a bola em velocidade, livrou-se de três marcadores e tocou na saída do goleiro, fazendo 2 a 0.
Na última rodada, o Grêmio encara o já eliminado Brasil-Pel, no CT Hélio Dourado. Para avançar às quartas de final, o Tricolor precisa apenas de um empate. Na hipótese de derrota, o time gremista só seria eliminado com uma combinação improvável: ser derrotado pelo Xavante por mais de seis gols e um êxito simples do Paraná sobre o Vitória.