Atuando em Campo Largo-PR, o Grêmio foi derrotado pelo Paraná por 3 a 1 na 4ª rodada da fase de grupos do Brasileirão de Aspirantes. Ramon, Mikael e Gui marcaram os gols do time paranaense, enquanto Gabriel Silva descontou para os gremistas. Com o resultado, o Tricolor é segundo na chave, com sete pontos, três atrás do líder Vitória e três à frente do terceiro colocado Vitória.
O meia Gabriel Silva e o atacante Emerson, que já entraram em campo pelo time principal na Série B, foram os reforços na equipe sub-21. No entanto, o Grêmio teve um fraco desempenho e conheceu sua primeira derrota na competição, após duas vitórias e um empate nas primeiras rodadas. O time comandado por Cesar Lopes ainda tem mais duas rodadas para tentar confirmar a classificação para as quartas de final.
O primeiro gol do Paraná foi marcado de pênalti, aos 19 minutos do primeiro tempo, em um momento em que o jogo estava equilibrado. Ramon mandou para as redes, sem chances para o goleiro Thiago Beltrame. Na sequência da etapa inicial, o Grêmio tentou o gol de empate, mas enfrentou dificuldades com o gramado pesado.
No intervalo, Cesar Lopes colocou em campo o lateral-esquerdo Cuiabano e o centroavante Kevin Quejada. O Grêmio cresceu no jogo, especialmente nas disputas de bola aérea, e conseguiu o empate aos 13 minutos. Cuiabano cobrou lateral diretamente na área, Quejada fez pivô e Gabriel Silva bateu com a perna direita, deixando o placar igualado em 1 a 1.
Aproveitando o momento, o time gremista seguiu com a postura ofensiva em busca da vitória, que daria a classificação antecipada para as quartas de final. O comportamento, porém, abriu espaços na defesa que foram aproveitados pelo Paraná em contra-ataques.
Aos 23 minutos, Mikael invadiu a área pela direita e chutou forte e rasteiro, sem chances para o goleiro do Grêmio, e colocou o time paranista na frente novamente. O placar foi ampliado com Gui, que aproveitou uma saída de bola equivocada da defesa gremista para fazer o 3 a 1.
No outro jogo do Grupo A, o Vitória venceu o Brasil-Pel por 2 a 0 e chegou aos 10 pontos, garantindo classificação para as quartas de final. Por outro lado, o time pelotense foi eliminado. Em busca da segunda vaga, o Grêmio ainda enfrenta os baianos em 4 de agosto, em Salvador. Na última rodada, o Tricolor encara o Brasil-Pel, no CT Hélio Dourado.