Apesar do rebaixamento à Série B em 2021, Vanderson foi um dos destaques do Grêmio. Mesmo com a queda, o lateral-direito foi negociado com o Monaco da França por cerca de 11 milhões de euros na época. O Tricolor manteve 10% de lucro em uma futura transação pela cláusula de plusvalia. Desta forma, o interesse dos gigantes Barcelona e Manchester United em contar com o jogador pode resultar em receita extra no cofre do Tricolor.
De acordo com a imprensa da Europa, o atleta brasileiro, que está no continente há 19 meses, despertou o interesse da equipe da Catalunha por recomendação do ex-jogador Deco, que foi ídolo do clube no começo dos anos 2000. Deco atualmente é empresário e fez a indicação antes da transferência para a França. Pela baixa experiência, os espanhóis decidiram apenas monitorar.
Com a saída de Daniel Alves, que foi para o Pumas-MEX, a opção é encontrar um novo lateral. Azpilicueta, do Chelsea, era o favorito, mas a negociação não avançou pelo alto montante e regras rígidas de fair play financeiro. O plano B, o belga Meunier, também teve transferência vetada pelo Borussia Dortmund da Alemanha.
Sendo assim, segundo o jornal Sport, da Espanha, as três alternativas cotadas no momento são: o argentino Foyth, do Villareal, o espanhol Bellerín, que joga no Arsenal, e o ex-gremista. Até o momento, os valores da possível investida não foram revelados. Porém, apesar de mais jovem, o valor de mercado do brasileiro é menor na comparação aos “concorrentes”, o que facilitaria a transação.
Em contrapartida, nos últimos dias, o Manchester United também demonstrou interesse na aquisição de Vanderson. Segundo a publicação, os ingleses comunicaram que pretendem superar qualquer oferta do Barcelona, que não pretende pagar muito pela promessa.
Em paralelo, Tite, técnico da Seleção Brasileira, recentemente em entrevistas, reforçou que o jovem, de 21 anos, está na mira para eventual convocação para a Copa de 2022. Atualmente, apenas Danilo, da Juventus, tem vaga encaminhada para o torneio. Vanderson corre por vaga para reserva imediato com Emerson Royal, do Tottenham, e Daniel Alves, que não consegue emplacar bons jogos no futebol mexicano.
O Grêmio monitora a situação . O Tricolor, tem optado nas últimas vendas de talentos, colocar a cláusula de plusvalia nos acordos. O termo prevê valor adicional ao montante pago na primeira transferência, para o caso de uma futura transação envolvendo o jogador. Neste caso, o lucro seria de 10% acima dos 11 milhões de euros iniciais.