Nesta sexta-feira (1º) começa a segunda metade de 2022. Mais do que isso, para os clubes de futebol, é hora de olharem para seus elencos e avaliarem possíveis renovações ou saídas. Isso porque jogadores que têm vínculos se encerrando em seis meses (ou menos) ficam livres para assinar pré-contrato com outras equipes.
No caso do Grêmio, são 13 jogadores nesta condição: o goleiro Phelipe Megiolaro, os zagueiros Kannemann e Geromel, os laterais Edílson, Felipe Albuquerque e Leonardo Gomes, os meio-campistas Michel, Victor Bobsin e Matheus Frizzo e os atacantes Emerson, Elkeson, Diego Souza e Diego Churín. No caso de Geromel, está prevista em contrato uma cláusula de renovação automática por mais uma temporada cumprindo uma meta de jogos, o que facilita a permanência do capitão tricolor na Arena.
Por outro lado, se quiser manter os outros jogadores nesta situação, é preciso que a direção tricolor acerte as renovações de contrato. O caso mais emblemático é o de Kannemann. O argentino tem um dos salários mais altos do elenco gremista e, por isso, a extensão do vínculo ainda não foi acertada. O clube entende que, se conseguir o acesso à Série A, consegue manter o alto vencimento do zagueiro, mas se permanecer na Segunda Divisão, a permanência fica inviabilizada.
O presidente Romildo Bolzan Jr., em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, na noite desta quinta-feira (30), falou sobre uma possível renovação com Kannemann:
— Essa pauta ainda não está na hora. Estamos em um momento diferente do clube. Considero uma coisa tranquila, mas temos de aguardar o momento oportuno. Se tem alguém que tem uma forma absolutamente correta de tratar essas questões é o Kannemann com o clube, assim como o clube com o Kannemann.
Além do argentino, o lateral-direito Edílson e os atacantes Emerson, Elkeson e Diego Souza têm suas situações avaliadas. Como os quatro têm atuado com o técnico Roger Machado, existe a possibilidade de permanência para 2023. Mas nada está definido, conforme o departamento de futebol tricolor.
Já Megiolaro, Léo Gomes, Michel e Victor Bobsin, que não têm sido aproveitados, não devem permanecer no clube. Situação semelhante as de Felipe Albuquerque, Matheus Frizzo e Diego Churín, que estão emprestados a outras equipes e não terão os vínculos estendidos pelo Tricolor.
Portanto, dos 13 jogadores que têm contrato com o Grêmio se encerrando no final do ano e já poderiam assinar pré-contrato com outras equipes, apenas Geromel tem a permanência bem encaminhada. Kannemann, Edílson, Emerson, Elkeson e Diego Souza terão as situações avaliadas, enquanto Megiolaro, Felipe Albuquerque, Léo Gomes, Michel, Bobsin, Frizzo e Churín não devem permanecer no clube.
Os jogadores que já podem assinar pré-contrato com outras equipes:
- Phelipe Megiolaro
- Kannemann
- Geromel
- Edílson
- Felipe Albuquerque
- Leonardo Gomes
- Michel
- Victor Bobsin
- Matheus Frizzo
- Emerson
- Elkeson
- Diego Souza
- Diego Churín