Pela quinta rodada do Brasileirão Sub-20, Grêmio e Corinthians ficaram no 0 a 0 na tarde deste sábado (9), no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Com o resultado, o Tricolor subiu para a terceira posição, com oito pontos, e se mantém na zona de classificação para a próxima fase.
Logo aos seis minutos de jogo, o Grêmio criou a primeira grande chance da partida com Erick entrando pela esquerda e sendo derrubado na área pelo adversário. Kauan Kelvin cobrou o pênalti no canto direito, mas o goleiro Kauê fez a defesa no chute e também no rebote de José Guilherme.
Com mais volume de jogo, a equipe comandada pelo técnico Luís Eduardo criou por todos os setores do ataque, mas parou na marcação recuada do time paulista. Hiago atuou mais aberto pela esquerda, mas variando posicionamento com Ronald Barcellos na direita. Mila, titular pelo meio, deu bastante suporte perto da área. O volante e capitão Pedro Cuiabá, aproveitou os espaços no meio para manter a bola no campo de ataque.
Kauan Kelvin também puxou a marcação na esquerda contando com Erick bem centralizado. Os laterais José Guilherme pela esquerda e Cristiano na direita, conquistaram bons espaços avançando e auxiliando os defensores, já os zagueiros Lucão e João Pedro não tiveram muito trabalho na etapa inicial, dando tranquilidade ao goleiro Arthur.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Luís Eduardo optou por não realizar nenhuma alteração e, nos primeiros minutos da etapa final, o cenário dentro de campo também não se modificou, com o Grêmio atuando muito no campo de ataque e sem grandes movimentações do Corinthians em direção ao gol tricolor.
Aos 15 minutos, outra chance de perigo que quase resultou em um belo gol. O zagueiro Lucão achou espaço pelo meio, avançou e lançou na frente para Ronald Barcellos, mas o goleiro saiu fora da área dando rebote para Pedro Clemente. O atacante gremista, em seu primeiro lance, tocou por cobertura, mas a bola saiu pela linha de fundo raspando a trave.
Após alterações, o time comandado por Luís Eduardo não mudou a forma de jogar e criou boas chances alternando os lados, mas também buscando os espaços no meio. Mesmo assim, a equipe do Grêmio não conseguiu furar a retranca adversária mantendo o placar sem gols em Eldorado do Sul
O próximo adversário do Grêmio pelo Brasileiro Sub-20 será o Athletico-PR, no dia 20 de julho, em Curitiba. Antes disso, a equipe terá o segundo jogo das quartas de final do Gauchão Sub-20. Na próxima segunda-feira (11), o Tricolor recebe o Garibaldi, em Eldorado do Sul, com a vantagem de ter vencido o primeiro confronto por 1 a 0.