Tudo se encaminha para Pedro Geromel seguir no Grêmio até o final de 2023. O defensor, que tem uma cláusula de renovação automática para a próxima temporada caso atue em 60% dos jogos deste ano, necessita apenas de mais quatro escalações para ativar a condição. Com isso, a projeção é que a permanência seja definida até o começo de agosto.
Pelos números do clube no calendário, foram disputados 34 jogos somando os duelos pelo Gauchão, Copa do Brasil e Recopa Gaúcha. O capitão gremista esteve em campo 29 vezes. O índice atualizado ,caso ele não seja mais escalado é de 52,7%.
A projeção é que a equipe até o encerramento da Série B atue mais 21 vezes. Desta forma, o zagueiro precisaria apenas mais quatro partidas para bater a meta estipulada. Logo, os enfrentamentos diante do Tombense, Brusque, Ponte Preta e Chapecoense devem selar a situação.
A curiosidade é que o defensor, que completará 37 anos em setembro, atuou em todas as rodadas da Segunda Divisão. Ele não foi substituído em nenhuma partida. Por outro lado, ele está pendurado com dois cartões amarelos e a renovação poderá ser postergada eventualmente para um jogo adiante.
Desde 2014 na Arena, Geromel, que tem 358 jogos com a camisa gremista, poderá completar 10 temporadas no Grêmio. Além da liderança da equipe e ser referência técnica, características enaltecidas pelas comissões técnicas, o jogador acumula títulos. Por isso, apesar dos altos vencimentos, a renovação é celebrada entre todos no ambiente tricolor.