As promessas das base sempre despertam desejos nos torcedores. No caso do Grêmio, um dos nomes que mais levanta interesse é o de Pedro Lucas. Meia com passagem por seleções de base, ele voltou a ganhar espaço no time quando o técnico Roger Machado o colocou em campo no decorrer da partida contra o Bahia, no domingo (3).
Em um jogo de pouca produção ofensiva do Grêmio, o jovem de 19 anos não conseguiu fazer jogadas mais elaboradas e movimentar o 0 a 0 do placar. O duelo na Fonte Nova foi o seu primeiro sob o comando do atual treinador gremista.
— Optei por botar o Pedro Lucas, que vem treinando bem, jogou com os aspirantes. Apostamos bastante nele. Está treinando muito bem. Era um jogo para a característica dele — observou o comandante tricolor.
A partida pela Série B foi a terceira do jogador entre os profissionais em 2022. Antes, havia sido escalado duas vezes no início do Gauchão, quando os principais nomes do elenco ainda não havia atuado.
Com Campaz e Benítez rendendo abaixo das expectativas na temporada, Pedro Lucas pode começar a ganhar mais espaço. Esse é o desejo de Alex Bagé, comunicador gremista da Rádio Gaúcha.
— Entendo que ele precisa de sequência e também entrar em jogos mais fáceis, porque jogar com o menino fora de casa contra o Bahia, não é o mais adequado — avalia.
Diante do Bahia, o meia entrou aos 28 minutos do segundo tempo, acertou quatro passes e errou um. Em outras duas oportunidades em que teve abola, acabou desarmado. Números modestos, mas que não devem impedir que ele seja visto com maior frequência na escalação inicial.
— Um jogador do histórico merece mais oportunidades. Ainda mais que ele está no centro do objetivo técnico e tático do Grêmio, que é ser um time com mais capacidade de armação — opina Diogo Olivier, comentarista do Grupo RBS.
A próxima oportunidade para Pedro Lucas pode vir na sexta-feira (8), quando o Grêmio enfrenta o Tombense, na Arena.
Alex Bagé, comunicador gremista da Rádio Gaúcha
Venho pedindo o Pedro Lucas desde o início da Série B, justamente pela ausência de um meia no time. O garoto não entrava no time desde janeiro, ainda pelo gauchão. Mas, entendo que ele precisa de sequência e também entrar em jogos mais fáceis, porque jogar com o menino fora de casa contra o Bahia, não é o mais adequado.
Diogo Olivier, comentarista do Grupo RBS
Merece. Na busca por um jogador com características próximas a de um armador, um jogador criativo, grande objetivo do Grêmio depois de se acertar na defesa, o Pedro Lucas é um jogador dessa característica, com grife de Seleção Brasileira. Pode não ter ido uma vez, mas merece mais chances, nem que seja entrando no segundo tempo. Um jogador do histórico merece mais oportunidades. Ainda mais que ele está no centro do objetivo técnico e tático do Grêmio, que é ser um time com mais capacidade de armação.
Marcelo de Bona, narrador da Rádio Gaúcha
Merece. Não significa que, de uma hora para outra, ele deve ser titular. Não. Mas precisa de mais tempo em campo e, de preferência, numa sequência de jogos. Há um debate sobre Elias e Janderson, por exemplo. Os dois mostraram ser insuficientes e por isso é importante testar mais o Pedro Lucas.